Procura de brasileiros por pós-graduação nos EUA cresceu 24%

Procura de brasileiros por pós-graduação nos EUA cresceu 24%

O número de brasileiros que se candidata a cursos de pós-graduação nos Estados Unidos cresceu 24% este ano, segundo levantamento do Council of Graduate Schools com base em dados fornecidos por 276 escolas. O percentual é mais que o dobro registrado em 2012, quando houve um crescimento de 9% na procura por instituições americanas.

O levantamento aponta que, apesar do crescimento na procura por estudantes de algumas nações, no total a demanda cresceu apenas 1% em relação ao ano anterior. Em 2012, o crescimento registrado foi de 9% e, em 2011, de 11%.

A desaceleração foi impulsionada, em grande parte, pela queda em 5% dos pedidos vindos da China. Mesmo assim, o país asiático continua sendo responsável por enviar cerca de um terço dos estudantes estrangeiros de pós-graduação para os Estados Unidos.

Além da China, Índia, Coréia do Sul, Taiwan e Canadá são os países que lideram a lista de origem dos estudantes internacionais. Embora ainda tenha pouca representatividade no volume total de estudantes, o Brasil é o País da América do Sul que mais manda alunos para os Estados Unidos.

Fonte: terra.com.br