Porto Alegre e Tampa se tornam cidades-irmãs

Porto Alegre e Tampa se tornam cidades-irmãs

Parceria estreita laços entre as duas cidades nas áreas de negócios e turismo

Parceria estreita laços entre as duas cidades nas áreas de negócios e turismo. Foto: Luciano Lanes / PMPA

Os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, e de Tampa, na Flórida, Bob Buckhorn, assinaram no dia 24 de outubro, acordo que torna Porto Alegre e o município americano cidades-irmã. “Por favor, prefeito, me dê algumas ideias que eu possa levar para a Flórida!”, disse Buckhorn, dirigindo-se a Fortunati, durante o ato realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, e que fez parte da programação da Semana dos Estados Unidos na Capital Gaúcha, iniciada nesta segunda-feira, 21, e que se estende até sexta-feira, 25. A assinatura inclui Porto Alegre no Sister Cities Agreement norte-americano, considerado o melhor programa de geminação de cidades existente no mundo.
Fortunati destacou que a Capital vem estreitando as relações com os Estados Unidos nos últimos anos, e que o acordo deve fortalecer esses laços. “Estamos pensando em parcerias comerciais, culturais, também nas áreas da educação, de mobilidade. Enfim, temos diversas experiências que podemos trocar e que devem contribuir para o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida aqui e também lá”, disse o chefe do executivo.
O prefeito de Tampa explicou que a cidade é a que mais cresce na Flórida, com a maior geração de vagas de trabalho, e precisa expandir esse crescimento para o cenário internacional. “Escolhemos Porto Alegre por razões muito específicas. Na Flórida, todos conhecem Miami e Orlando, no Brasil as cidades que se destacam são Rio de Janeiro e São Paulo. Está na hora de o mundo inteiro conhecer Tampa e Porto Alegre. Vamos aproveitar essa parceria para fomentar o crescimento das nossas cidades”, afirmou Bob Buckhorn.
A primeira dama, Regina Becker, a equipe de Relações Internacionais da prefeitura, secretários municipais de Porto Alegre e uma delegação da prefeitura de Tampa também participaram da solenidade.
Cidades-irmãs – Geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, em nível espacial, econômico e cultural, por meio dos quais cidades geográfica ou politicamente distintas estabelecem laços de cooperação – principalmente em áreas de negócios, turismo e profissional. Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gêmeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos se designa normalmente de “cidade irmã”.