PF suspende emissão de passaporte e 100 mil pessoas ficam na fila de espera

Com a suspensão de emissão de passaportes, o brasileiro também enfrenta a greve dos aeronautas. Foto/Divulgação

Em declaração à imprensa na terça-feira, a Polícia Federal alegou a falta de recursos orçamentários para a emissão de passaportes, deixando 100 mil pessoas na fila de espera. É o drama enfrentado pelos viajantes no Brasil

Da Redação – Não bastasse à greve dos aeronautas que vem trazendo transtornos nos principais aeroportos do Brasil, com atrasos e cancelamentos de voos, o viajante também se depara com a fila de espera para a emissão de passaporte. E segundo a Polícia Federal, cerca de 100 mil pessoas aguardam pela emissão de passaportes, o que, evidente, poderá comprometer viagens internacionais. Um drama que envolve famílias que precisam remarcar voos na tentativa de contornar o impasse.

Em declaração à imprensa, na terça-feira (20), a Polícia Federal alegou a falta de recursos orçamentários para a emissão do documento. A PF aguarda do Palácio do Planalto uma definição sobre a liberação de um crédito suplementar no valor de R$ 31,5 milhões para que passaportes possam voltar a ser confeccionados.


______continua após a publicidade_______

seguro


Lembrando que as 100 mil pessoas já fizeram todos os trâmites para obter o passaporte e aguardam apenas que ele seja impresso e entregue. No entanto, não há previsão para retomada da emissão, mas há boa expectativa de que seja em breve”, disse a PF no comunicado.

O Congresso aprovou um projeto de lei para viabilizar a verba extra na quinta-feira passada (15), seguindo para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou.

Sem emitir os passaportes para entrega aos requerentes, a Polícia Federal informou, no entanto, que o agendamento online do serviço de emissão de documento e o atendimento continuam funcionando normalmente.

A primeira suspensão da emissão de passaportes ocorreu no dia 19 de novembro. Na ocasião, a polícia informou que a medida foi tomada em razão da “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.”



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie