Pequenas Empresas e o uso do Comunicado de Imprensa

voltar

NOV/13 – pág. 51

______continua após a publicidade_______

retaxes

press_release211O número de imigrantes brasileiros residentes no exterior cresceu de forma crescente e evolutiva nos últimos trinta anos, e o maior contingente desses expatriados estão nos EUA. Esse número chega a ultrapassar um milhão e está espalhado em todas as regiões, mas com maiores concentrações em Nova York/New Jersey, em todo o Sul da Flórida, na Região de Boston, na área da Baía de São Francisco e no Sul da Califórnia.

Essa imigração mais consistente começou a aumentar no fim dos anos 60. Depois do censo americano de 2010, ficou consumado que os brasileiros passariam a ser a sétima maior comunidade latina nos EUA, ficando atrás apenas dos mexicanos, cubanos, salvadorenhos, guatemaltecos, porto-riquenhos e colombianos, Um mercado consumidor considerável na forte economia americana. Por outro lado, o contingente de não brasileiros “Amantes do Brasil” vem também aumentando consideravelmente nos últimos anos e, em boa parte, graças à maior exposição da cultura brasileira no exterior através destes mesmos “brazucas”.

Para os empresários e empresas brasileiras de todos os tamanhos e formas que almejam atingir o mercado consumidor americano (em inglês ou espanhol) ou, em particular, esse potencial mercado consumidor de milhões de “brazucas” nos Estados Unidos (em português), uma das boas opções, além das várias publicações brasileiras espalhadas de costa a costa nos EUA, seria através de uma campanha específica de marketing on-line (custo médio para alto) ou através de serviço de assessoria de imprensa e distribuição de press-release (custo baixo para médio).

Nesse artigo, vou destacar o press-release ou, simplesmente, o “comunicado de imprensa”, já que, no geral, trata-se de uma ferramenta ainda muito pouco usada entre as pequenas e médias empresas, podendo render bons frutos. Uma grande oferta de informações à disposição dos veículos de comunicação faz com que, muitas vezes, notícias de determinados setores sejam colocadas em segundo plano. Isso ocorre, geralmente, porque algumas instituições ou principalmente pequenas empresas não conhecem os canais e técnicas para um fato se transformar em notícia divulgada pelos diferentes meios de comunicação.

O comunicado de imprensa é uma ferramenta de marketing que, por vários anos, tem sido utilizada com eficácia entre as grandes corporações, artistas, esportistas e políticos. Por outro lado, ela é muito pouco usada por empresas de porte médio/pequeno e profissionais liberais, o que poderia ser uma falha em muitas ocasiões. Um press-release, ou comunicado de imprensa, pode ser produzido por uma assessoria de imprensa ou por um jornalista, mas também pode ser produzido, se dentro dos padrões, pelo próprio empresário ou profissional liberal. Depois de produzido o “release” que tem o intuito de informar a mídia (local e/ou regional e/ou nacional e/ou internacional) sobre algum fato relevante, por exemplo, a inauguração de uma nova loja ou um novo website, a contratação de novos profissionais ou instalação de novo equipamento etc., o próximo passo é enviar/distribuir o release.

Para essa segunda etapa, se você usa uma assessoria de imprensa, ele/ela se encarrega dessa distribuição da informação. Se não, você precisa de um banco de dados com contatos de mídias (repórteres, editores, publishers etc.). Se tiver uma relação mais próxima com algum jornalista ou mídia, melhor. No mais, o objetivo do comunicado de imprensa é como o termo já menciona: comunicar-se com a imprensa. E a partir daí, ter a chance de sua notícia ser lida por milhares de pessoas através de notas e/ou artigos que podem ser publicados sem custo adicional por uma ou várias mídias.

Lindenberg Jr.
Jornalista, consultor 
de marketing e produtor 
de eventos
www.kisuccess.com



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie