Pensando em comprar a sua casa?

voltar

OUT/13 – pág. 51

house_creditSe você acha que finalmente chegou sua vez e que você está preparado para comprar sua casa, ou mudar para uma maior, estas informações serão muito valiosas.

Para a maior parte das pessoas, a hora exata para “comprar uma casa” é independente do que está acontecendo no mercado financeiro, mas dependente do momento em que sua vida se encontra. Boas notícias para você que está preparado para dar esse passo: os juros continuam bem baixos, permitindo uma compra melhor.

A primeira coisa a pensar é: Você está com tudo em ordem? Seu crédito, retorno do imposto de renda dos dois últimos anos, emprego fixo nos dois últimos anos (ou mudança na mesma linha de trabalho), conta bancária com reserva, últimos pagamentos efetuados pelo empregador, comprovação de pagar seu aluguel em dia etc.

A minha recomendação é sempre procurar o seu banco ou um mortgage broker para avaliar. Se você tem interesse em saber como está seu crédito antes de procurar um profissional da área, peça a cópia do report de seu crédito uma vez por ano sem nenhum custo no site: AnnualCreditReport.com

Com essa informação, você saberá como está seu crédito e se já tem o valor mínimo para conseguir um empréstimo. Lembre-se que se algo estiver incorreto, você pode entrar em contato com os três bureaux para que o corrijam. Normalmente, a maior confusão encontra-se em nomes parecidos ou, às vezes, por número de seguro social trocado, o que pode atrapalhar o crédito. Se você for vítima de algum engano, poderá escrever para cada bureau e pedir que eles removam isso de seu crédito. Se o erro for comprovado, você conseguirá seu objetivo.

Este acompanhamento deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Seu crédito dita a possibilidade de conseguir um empréstimo para comprar casa, carro, barco e, muitas vezes, empregadores também verificam. Seu crédito abrirá ou fechará as portas para os seus sonhos.

Se seu crédito não está muito bom (acima de 620), uma notícia boa: há a possibilidade de você conseguir o empréstimo, pagando um pouco mais de juros. Se ele estiver mais baixo, não se desespere, comece a arrumá-lo. Não passe mais da metade do limite do cartão de crédito, pois essa atitude baixa a pontuação. Cartões de loja – Visa, Mastercard, American Express – não ajudam a fazer crédito. Minha recomendação é usar somente 30 % do seu limite.

Resolvido esse ponto e verificando que há chance de prosseguir na compra de sua casa, qualifique-se com um profissional da área de empréstimos. Converse com ele, explicando que você está trabalhando para adquirir o empréstimo. Deixe claro também qual o valor que você pode pagar de mensalidade com tudo incluído: taxas e impostos. Dessa forma, ele dará o valor do imóvel que você está procurando. Com essa informação, entre em contato com um bom Realtor. Ele o ajudará a encontrar sua casa, bem como efetuar a compra dela. Lembre-se: o Realtor trabalha para você, buscando e cuidando do seu interesse; mas quem paga por isso é o vendedor do imóvel.

A partir do momento que você encontrou a casa que deseja, o empréstimo e a papelada da venda final – normalmente – demoram de 30 a 60 dias. No dia da venda final, você receberá a chave e poderá se mudar para a nova residência. Que seja esse o seu tempo para realizar o seu sonho!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net