O Partido Republicano conquistou a maioria no Senado dos EUA, com os resultados das apurações de votos na terça-feira (5). Foram eleitos 34 novos senadores, o que representa um terço das 100 cadeiras da Casa
Da Redação – No âmbito geral das apurações, o Partido Republicano conquistou a maioria no Senado dos EUA, com os resultados das apurações de votos na terça-feira (5), favorecendo Donald Trump na volta ao poder. Com isso, os republicanos retomam o controle que estava sob o domínio dos democratas desde 2020 – fatores como imigração e economia muito debatidos por Trump e seus aliados, foram fatores essenciais na vitória trampista, segundo analistas políticos.
Neste ano, eleitores norte-americanos elegeram 34 novos senadores, o que representa um terço das 100 cadeiras da Casa. Até então, o Senado era composto por 51 democratas e 49 republicanos. No entanto, o Partido Democrata perdeu uma cadeira na Virgínia Ocidental e outra em Ohio.
Cada senador tem um mandato de seis anos, com eleições realizadas a cada dois anos para renovar um terço das cadeiras. Com a nova maioria, o Partido Republicano assumirá o controle das pautas e decisões do Senado — um fator que pode influenciar diretamente as políticas da próxima presidência dos EUA.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance