Os valores pessoais são os alicerces da vida

voltar

MAI/13 – pág. 59

200157628-001Os nossos valores pessoais são qualidades indispensáveis a quem busca uma vida digna. É algo tão valioso quanto o diamante que precisamos manter bem guardado e que não se desgasta ou perde valor com o tempo.

Os valores pessoais são características e qualidades que engrandecem as pessoas. Eles são forças motrizes prioritárias, poderosas e valiosas que devem ser preservadas a todo custo. Pois, os nossos melhores valores terão enorme impacto na nossa família, intimidade, integridade e amizades.

Quando a pessoa honra os seus valores, ela está honrando a si mesmo. Ela está sendo congruente, proporcionando fluxo contínuo de alegria, gerando sentimento interno positivo e atraindo felicidade.

Quando você entender seus valores e honrá-los, será mais fácil fazer as escolhas certas, atrair bons fluídos e viver melhor. Agindo de acordo com seus princípios, será possível atrair outras pessoas que partilham valores semelhantes, gerando alegria e felicidade para si e quem estiver ao seu lado.

Os valores podem ser influenciados pelos acontecimentos, relacionamentos, convivência em família, crenças espirituais e religiosas, amigos, colegas, ambiente profissional etc. Os valores são intangíveis, eles não são algo que você faz ou tem, mas eles também não são invisíveis para outras pessoas. A forma como você se apresenta, comporta-se e interage com os outros, revela os seus verdadeiros valores.

Você precisa se preocupar em conhecer e entendê-los. À medida que você dedica tempo para identificá-los, sentir-se-á motivado pelo crescimento pessoal e descobrirá gigantesca felicidade. Daí, será mais fácil arquitetar um plano capaz de ajudá-lo a navegar pela vida com segurança e entusiasmo.

É preciso ficar alerta, pois, se as suas escolhas e decisões não estiverem em conformidade com seus valores, você acabará em dissonância, tornar-se-á insatisfeito e infeliz. Portanto, entender os seus valores manterá você na direção certa, especialmente, nos piores momentos da vida.

Assim que você tiver concluído o processo de clarificação de seus valores, estará pronto para tomar as melhores decisões. Estará honrando a si mesmo. Grande alegria, tranquilidade e harmonia surgirão em sua vida, gerando uma sensação maravilhosa de crescimento e bem-estar.

Então, você estará pronto para triunfar, pois os seus valores são de fato a sua fundação e seu mapa do caminho da realização e felicidade.

Pense nisso e ótimo dia!

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e
Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
evaldocosta@evaldocosta.com