Origem da pandemia foi vazamento em laboratório chinês, apontam os EUA

O vírus letal que deixou pessoas confinadas e matou milhares em todo o planeta pode ser descuido de laboratório

Com o relatório apresentado à Casa Branca e aos membros do Congresso pela Inteligência Nacional Avril Hade, o Instituto de Virologia de Wuhan se tornou alvo de discussão internacional

Da Redação – Muitas controvérsias foram levantadas durante o auge na pandemia no mundo, em 2020, que matou milhões de pessoas no planeta. Falava-se que a Covid-19 teria sido fabricado em laboratório, enquanto que na China, o “Instituto de Virologia” de Wuhan alegava que a origem do temido vírus era de morcegos, abrindo questionamentos. No entanto, oDepartamento de Energia dos EUA” divulgou um recente comunicado, mudando o seu posicionamento sobre a origem do coronavírus e avalia que a pandemia surgiu mesmo de vazamento acidental em laboratório da China.

O relatório confidencial, contendo dados oficiais sobre o vírus, foi entregue à Casa Branca e aos membros do Congresso pela Inteligência Nacional Avril Hade. A partir dessas informações, o “Departamento de Energia” se junta ao FBI para as devidas investigações.


______continua após a publicidade_______

seguro


Autoridades dos EUA se recusaram a dar detalhes sobre as novas informações que levaram o “Departamento de Energia” a mudar de posição. Eles acrescentaram que, embora o “Departamento de Energia” e o FBI digam que um vazamento não intencional do laboratório é mais provável, eles chegaram a essas conclusões por diferentes razões.

A atualização, que tem menos de cinco páginas, não foi solicitada pelo Congresso. Parlamentares, principalmente os republicanos da Câmara e do Senado, vêm realizando suas próprias investigações e pressionando o governo do presidente Joe Biden a comunidade de inteligência para obter mais informações.

Um porta-voz do “Departamento de Energia” se recusou a discutir os detalhes da avaliação. O FBI também se recusou a comentar. A China, no entanto, contesta que o vírus possa ter vazado de um de seus laboratórios e sugere que ele surgiu fora do país. O governo chinês não respondeu a pedidos de comentários sobre se houve alguma mudança em sua avaliação.

Em maio de 2021, o presidente Biden disse à comunidade de inteligência do país para intensificar as investigações sobre aa origens da pandemia. Ordenou que a revisão se baseasse no trabalho dos laboratórios nacionais e agências dos EUA.

O relatório de outubro de 2021 dizia que havia consenso de que a Covid-19 não resultava de um programa chinês de armas biológicas. Mas não resolvia o debate sobre se resultou de vazamento de laboratório ou se veio de um animal, apontando que mais informações eram necessárias das autoridades chinesas.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie