O poder da autoconfiança para fazer negócio

voltar

FEV/12 – pág. 31

O caminho do sucesso exige que se tenha autoconfiança suficiente para enfrentar o incerto. Deve ser deixado de lado o que é seguro e buscar o novo, o desconhecido. A falta de autoconfiança pode paralisar e fazer com que você jamais consiga dar o primeiro passo. A “confiança” é uma palavra muito utilizada, por isso você pode pensar que ela não se aplique a você. Contudo, existem duas maneiras de gerenciar a autoconfiança.

______continua após a publicidade_______

seguro

A primeira é realmente pensar nisso, de forma profunda. Não basta considerar o que você diz aos outros. Não passe por cima disso como se fosse uma coisa superficial; pelo contrário, reflita sobre isso profundamente. Quão confiante você se sente no que se refere a sua capacidade de sucesso? Isso pode parecer um pouco desconfortável, mas ajuda a perceber até que ponto você tem algum problema em relação a sua autoconfiança.

O segundo passo é pensar sobre as pessoas que conhecem você bem. O quanto elas acreditam em você e em sua capacidade de obter sucesso? Será que elas pensam que é só uma questão de tempo até que você alcance o sucesso? Ou elas estão preocupadas em relação as suas habilidades? Não deixe isso de lado, pois a opinião dos outros pode ter grande impacto sobre o seu nível de autoconfiança.

Quando você realmente começa a pensar nisso, passa a ver claramente alguns dos problemas ou, mais precisamente, os sintomas que a falta de confiança pode causar. Ela pode causar procrastinação. Se você não se sente confiante, então, é provável que não consiga tomar as ações necessárias rumo ao sucesso. Aqui, pode estar a raiz da procrastinação. Aqui, pode estar a sobrecarga de informações.

A falta de confiança para agir pode levar você a acreditar que talvez necessite obter mais informações para ajudá-lo. Dessa forma, você começa a buscar mais e mais conhecimento até que, finalmente, se vê enterrado sob uma montanha de sobrecarga de informações. Muitas vezes, o espaço entre o que você sabe, e o que você faz, pode surgir por falta de autoconfiança em suas próprias habilidades de realizar o que já sabe. Isso o impede de agir, podendo deixá-lo, algumas vezes, isolado.

Por mais que tente resolver as coisas, o melhor é seguir em frente. Em última análise, isso pode ajudar você a se descobrir. Eu acredito que é somente a partir de uma perspectiva solitária que você poderá perceber o quão prejudicial isso pode ser. Eu não estou dizendo que exista uma raiz de falta de autoconfiança para cada hesitação sua. O que quero dizer é que, muitas vezes, quando a melhor abordagem é a tomada de decisões, as pessoas acabam simplesmente esperando que algo aconteça.

Quando você realmente acredita que poderá obter sucesso, isso se estenderá a tudo o que você fizer. Quando você se sente confiante, passa a crer que seus esforços serão recompensados. E quando acredita que seus esforços valerão a pena, começa a se sentir disposto a seguir em frente, sair da sua zona de conforto rumo àquilo que acredita. Passa a se sentir mais comprometido com seus objetivos e a trabalhar mais e mais, já que acredita que seus esforços serão recompensados.

Isso, por si só, aumentará suas chances de sucesso. A autoconfiança pode criar uma espiral de autorreforço seja para cima, ou para baixo. Uma coisa é certa, quando você se sente confiante, os outros também conseguem sentir isso em você. Isso é o tipo de “coisa” que ultrapassa o nosso raciocínio, a nossa consciência. Como se fosse uma questão de energia que há entre as pessoas. Por isso, quando você exibe confiança, os outros se sentem atraídos por ela. O seu mercado é atraído para ela e suas perspectivas também.

Lindenberg Jr.
Jornalista, consultor 
de marketing e produtor 
de eventos
www.kisuccess.com



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie