O Diálogo no Marketing Social

voltar

MAI/13 – pág. 56

socmedAs mídias sociais estão em moda e o caminho começou desde o lançamento do My Space anos atrás, nos EUA, até a popularização dos blogs e a consolidação do Facebook, a chegada do Google Plus, LinkedIn e, mais recente, o Pinterest. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem ou não aplicam os principais conceitos dessa nova tendência no aspecto “Marketing”. Algumas empresas pequenas que querem aderir às mídias sociais não sabem como entrar no mercado ou até mesmo não sabem da sua existência ou impacto. Nesse aspecto, o mais importante é saber que as mídias sociais são feitas de pessoas e, como a própria palavra “social” implica, é importante saber dialogar com essas pessoas. Em outras palavras, “socializando-se” com elas on-line. E a melhor forma é interagindo com elas. Sabendo falar, mas também sabendo escutar.

Falando…
Saiba passar o conteúdo sobre o seu produto ou empresa. Tem uma boa promoção? Mudou alguma coisa relevante? Patrocinou algum evento interessante? Lembre-se de que as pessoas gostam de ser informadas, mas não encha as pessoas de spam e também não seja tão “agressivo”. Entre algumas ações de marketing inteligente, estão comentários “inteligentes” em blogs e fóruns que tenham relação com o seu negócio. A melhor forma de “informar” é procurar passar conteúdo valioso na sua área profissional. Saiba que, se você tiver algo realmente bom ou interessante, as pessoas falarão sobre o assunto naturalmente. E nas mídias sociais, blogs e fóruns, o fator viral pode trazer bons frutos.

Escutando…
Saiba colher informações nas mídias sociais para melhorar a relação entre o potencial cliente e seus produtos & serviços. Note que, através das mídias sociais, você encontrará muitos elogios e também reclamações. Basta utilizar as ferramentas de busca ou monitoramento correto para saber o que as pessoas falam. Abra espaço para que os clientes expressem suas opiniões. Por exemplo, utilize o twitter ou caixa de sugestões, deixe tudo bem claro e o máximo visível para que exista essa interação. Tire dúvidas o mais rápido possível e de forma clara, todos gostam de receber atenção.

Questão de Adaptação…
De maneira geral, o principal é saber adaptar-se às novas tecnologias. A cada momento os meios de comunicação digital e suas respectivas ferramentas mudam e, na medida em que passa o tempo, cada vez de uma forma mais veloz. Se não tem tempo para o diálogo (1 hora por dia é o suficiente para muitos pequenos empresários), pague um profissional na área de comunicação/marketing ou, no mínimo, instrua alguém que possa ficar a cargo deste “diálogo social” e mantenha-se informado. Faça isso por você. Por último, gostaria de lembrar que é importante ler, pesquisar e renovar conhecimentos profissionais para não perder espaço.

Lindenberg Jr.
Jornalista, consultor 
de marketing e produtor 
de eventos
www.kisuccess.com