O aluguel está em alta

voltar

JUN/13 – pág. 51

for-rentO mercado imobiliário mostra grandes sinais de recuperação. A mais evidente: o mercado deixou de ser do comprador e passou a ser do vendedor.

Hoje, o número de imóveis para a venda é muito menor do que há alguns anos quando tínhamos em média 22.000 casas disponíveis para a compra. No momento, esse número não chega a 9.000.

É importante lembrar que outro forte sinal da mudança do mercado é que as casas que estão disponíveis com bom preço recebem inúmeras ofertas, elevando seu preço e sendo vendidas para o comprador que oferece mais do que o preço pedido.

Apesar dessa mudança no mercado, estou recebendo várias ligações de clientes buscando imóveis para investir, isto é, comprando imóveis para alugar com a intenção de aguardar sua valorização e, após algum tempo, decidir se continuarão alugando ou se venderão por um preço já mais valorizado.

A primeira pergunta que os futuros compradores, com este objetivo, devem se fazer é saber se querem alugar em longo prazo (no mínimo 7 meses), ou se alugarão por temporada.

Se o objetivo for alugar por temporada, mas também para servir para uso pessoal, deve-se verificar se o seu condomínio permite alugar desta forma. A cidade de Orlando é muito rigorosa com isso e grande parte dos condomínios não permite alugar por temporada. Outras cidades ao redor são mais acessíveis, como Kissimmee e Davenport etc.

Se você desejar alugar por longo prazo, também terá que observar as regras do condomínio (Homeowner Association). Nem todos os condomínios permitem aluguel imediato e outros só permitem determinado número de imóveis alugados, assim você terá que entrar na fila de espera. Essas normas deverão ser respeitadas para que, no futuro, você não tenha nenhum tipo de problema com o seu condomínio.

Em minha opinião, quando você aluga seu imóvel por temporada, você consegue quantia suficiente de dinheiro para quitar todas as despesas do imóvel naquele ano. Além disso, você ganha na valorização do imóvel, que ainda está sendo vendido por um preço mais baixo do que custaria para fazer uma réplica do mesmo. Mas, se o seu objetivo for 100% investimento, a sua renda deverá ser maior. E depois de todas as despesas pagas, ainda terá dinheiro. Infelizmente, você não poderá usufruir desse imóvel. Desta forma, terá renda mensal e também terá a valorização do seu imóvel contando a seu favor.

Devido à economia ruim que tínhamos, muitas pessoas perderam suas casas e arruinaram seu crédito, tornando-se mais um inquilino.

O aluguel está em alta e tornou-se negócio bastante lucrativo.

Boa sorte na compra do seu imóvel.

Foto: Dilvugação

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net