Novo carro elétrico roda até 7 meses sem descarregar

Foto: divulgação

Já pensou ter um carro elétrico e que pode ficar até sete meses sem descarregar totalmente? Esse é o Lightyear 0, um veículo elétrico movido à luz do sol que é capaz de rodar por até sete meses em determinados países, sem necessidade de carregamento. 

O protótipo foi lançado pela startup holandesa Lightyear, e o que diferencia esse carro elétrico dos demais, é um painel solar localizado no teto com área de 5 metros quadrados. Em um dia ensolarado, por exemplo, essa estrutura permite rodar até 35 quilômetros por dia. Nesse cenário, o veículo pode rodar até 11 mil km sem necessidade de carregamento, o que daria cerca de 7 meses dispensando o uso da tomada.

______continua após a publicidade_______

seguro

Equipado com bateria de 60 kWh, o Lightyear 0 tem uma autonomia de 625 quilômetros, de acordo com o teste europeu WLTP. Em dias nublados, basta carregar o carro elétrico na tomada por cerca de uma hora para obter 32 quilômetros de autonomia. 

Com toda essa autonomia, o carro elétrico solar é leve e pesa 1.575 quilos, isso porque são utilizados nele alumínio e fibra de carbono. O Lightyear 0 tem um motor elétrico em cada roda, que rendem 176 cv de potência e 175 kgfm de torque. A velocidade máxima não ultrapassa os 160 km/h e a aceleração até os 100km/h se dá em cerca de 10 segundos, o que não chama a atenção em modelos elétricos.

O interior vegano se destaca com uso de materiais de origem natural e possui um visual minimalista, onde os comandos são concentrados na tela central de 10 polegadas. E pra quem gosta de porta-malas espaçoso, esse modelo tem volume de 640 litros.

Para ter acesso a toda essa tecnologia e inovação, você vai desembolsar cerca de US$ 263 mil, porém, todas as 946 unidades serão fabricadas e vendidas ainda esse ano apenas na Europa.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie