NBA – Pentacampeão da NBA, Ron Harper será ‘reforço’ do Time NBB Mundo no ‘Jogo das Estrelas’

NBA – Pentacampeão da NBA, Ron Harper será ‘reforço’ do Time NBB Mundo no ‘Jogo das Estrelas’

‘Lenda’ da NBA, ex-armador foi tricampeão com o Chicago Bulls ao lado de Michael Jordan e Scottie Pippen e bicampeão no Los Angeles Lakers com Kobe Bryant e Shaquille O’Neal. Aos 52 anos, ele estará em quadra na equipe dos estrangeiros da festa maior do basquete nacional

Ex-armador conquistou dois campeonatos pelo Lakers jogando com Kobe e Shaquille  (Getty Images)
Ex-armador conquistou dois campeonatos pelo Lakers jogando com Kobe e Shaquille
(Getty Images)

O ‘Time NBB Mundo’ do ‘Jogos das Estrelas’ do NBB 2015/2016 ganhou um reforço de peso. Cinco vezes campeão da NBA (2001/2000 pelo Los Angeles Lakers e 1998/1997/1996 pelo Chicago Bulls), Ron Harper vem ao Brasil e estará no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), para participar do jogo deste sábado, dia 19, a partir das 18h30min (horário de Brasília) – transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país – que vai colocar frente a frente brasileiros e estrangeiros na festa maior do basquete nacional.

Mas Harper não será apenas um ilustre visitante: o ex-armador vai vestir o uniforme e entrar em quadra para fazer o público voltar no tempo, jogando ao lado dos ‘gringos’ que atuam no Novo Basquete Brasil. Draftado pelo Cleveland Cavaliers em 1986, Harper, que completou 52 anos em janeiro, também atuou pelos Clippers e vem ao país pela quarta vez. Em 16 temporadas na NBA, acumulou 13.910 pontos, 4.306 rebotes, 3.916 assistências e 1.716 roubos de bola. Harper será ainda um dos jurados do ‘Torneio de Enterradas’ no domingo, dia 20.

Esta será a segunda vez que uma ‘Lenda’ da NBA marca presença no ‘Jogo das Estrelas’. Ano passado, em Franca (SP), Horace Grant, dono de quatro anéis (2001, pelo Los Angeles Lakers, 1993/1992/1991, pelo Chicago Bulls), participou como jurado do ‘Torneio de Enterradas’.

A vinda de Ron Harper para o ‘Jogo das Estrelas’ é uma ação promovida pela NBA junto à LNB, fruto da parceria firmada em dezembro de 2014. Em meados de 2015, à época das finais do NBB 8, a NBA trouxe ao Brasil a equipe de dançarinas do Orlando Magic (Magic Dancers) e o mascote Gorilla, do Phoenix Suns, para participarem do entretenimento.

Sobre a NBA no Brasil

A NBA inaugurou seu endereço no Brasil em setembro de 2012. Localizado no Rio de Janeiro, o escritório é o 14º no mundo e a liga possui parcerias com os canais ESPN e SporTV, além da parceria digital com o portal SporTV.com. Através da LojaNBA.com, a liga disponibiliza mais de 500 produtos oficiais licenciados no e-commerce que é administrado em parceria com a Netshoes.

Desde que foi aberto oficialmente, o escritório da NBA no Brasil vem realizando eventos, promovendo ações e trabalhando pela massificação da modalidade no país. Em dezembro de 2014, a NBA fechou um acordo em formato inédito de co-gestão da área comercial da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Em 2002, a liga realizou seu primeiro evento no país, o ‘Latinos Unidos’. De lá para cá, o Brasil já sediou três edições do ‘Basketball Without Borders’ (Basquete Sem Fronteiras), o America’s Team Camp, ações do ‘NBA Cares’, quatro temporadas da plataforma NBA3X (basquete 3×3), o ‘NBA FanZone’, na praia de Ipanema, implantou o programa ‘jr. nba’ e sediou três partidas de pré-temporada no projeto NBA Global Games (2015/2014/2013).

Na atual temporada, o Brasil registra um número recorde de atletas, com nove no total: Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), Bruno Caboclo e Lucas ‘Bebê’ Nogueira (Toronto Raptors), Cristiano Felício (Chicago Bulls), Raulzinho Neto (Utah Jazz), Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers, Nenê Hilário (Washington Wizards) e Tiago Splitter (Atlanta Hawks).

Em 2014, Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga, atuando pelo San Antonio Spurs. Em 2015, Leandrinho repetiu o feito vestindo a camisa do Golden State Warriors. Com quase de 900 mil fãs em suas redes sociais, a NBA vem conquistando espaços importantes e expandindo a paixão pelo basquete no país.

Sobre a Liga Nacional de Basquete

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol.

Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB conta com 18 clubes associados, de oito estados mais o Distrito Federal, sendo que 15 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato brasileiro masculino adulto de basquete, organizado pelos times, e com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Nos últimos três anos, o basquete brasileiro está invicto nas competições de clubes realizadas na América Latina, com três títulos Sul-Americanos e mais três da Liga das Américas.

Além do NBB, a LNB também organiza mais duas competições: a Liga Ouro, que foi criada em 2013 como uma divisão de acesso ao NBB; e a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22, organizada em parceria com o Ministério do Esporte.

Em dezembro de 2014, a LNB firmou uma inédita parceria com uma das maiores ligas esportivas do mundo: a NBA (National Basketball Association).