Caribbean Princess passou por protocolo sanitário após passageiros e tripulantes apresentarem sintomas gastrointestinais durante cruzeiro pelo Caribe
O navio de cruzeiro Caribbean Princess chegou nesta segunda-feira (11) ao porto de Port Canaveral, na Flórida, após um surto de norovírus deixar mais de 100 pessoas doentes durante uma viagem pelo Caribe. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), 102 passageiros e 13 tripulantes apresentaram sintomas da infecção gastrointestinal.
A embarcação partiu de Port Everglades, em Fort Lauderdale, no dia 28 de abril, para um roteiro de 13 dias com escalas nas Bahamas, Porto Rico, Aruba, St. Maarten, Curaçao e Bonaire. O surto foi identificado durante o cruzeiro, levando a companhia Princess Cruises a reforçar imediatamente os protocolos de limpeza e isolamento a bordo.
Entre os sintomas mais relatados pelos passageiros estavam vômito e diarreia, características típicas do norovírus, considerado altamente contagioso, especialmente em ambientes fechados e com grande circulação de pessoas, como navios de cruzeiro.
Segundo a Princess Cruises, diversas áreas da embarcação passaram por desinfecção intensiva ao longo da viagem. Passageiros infectados foram isolados em suas cabines e monitorados diariamente por equipes médicas. Como medida preventiva, os buffets self-service também foram suspensos temporariamente para reduzir os riscos de contaminação.
A empresa informou ainda que o Caribbean Princess será submetido a uma limpeza completa e a um processo de desinfecção profunda antes do próximo embarque. Passageiros da viagem seguinte receberam orientação para chegar ao terminal em horários posteriores devido à operação sanitária no navio.
Especialistas destacam que surtos de norovírus não são incomuns em cruzeiros marítimos, principalmente pela proximidade entre milhares de passageiros. O CDC afirma que dezenas de casos semelhantes já foram registrados em embarcações nos últimos anos.






