-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Autoridades de saúde alertam para o risco de contrair ameba, infecção cerebral - 3 hours ago
-
Onda de roubos em lojas e supermercados dos EUA gera prejuízos milionários - 3 hours ago
-
Tiroteio em São Petersburgo causa morte de menino de 2 anos, informa a polícia - 3 hours ago
-
Shows de acrobacias movimentam ‘Legoland Flórida: têm descontos para os residentes - 27/05/2023
-
DeSantis discursa em Orlando e investe de US$ 107,6 milhões em segurança - 27/05/2023
-
‘John Wick 5’ poderá alcançar cifra de US$ 1 bilhão em bilheterias, aposta produção - 27/05/2023
-
Gala de Gisele Bündchen e BrazilFoundation em Miami arrecada recursos para causa Ambiental - 26/05/2023
-
O Encontro do LIDE Mulher reuniu Membros e Convidadas em um Evento Transformador - 26/05/2023
-
‘Aeroporto de Orlando’ receberá 1,1 milhão de passageiros no ‘Memorial Day’ - 26/05/2023
-
Atendimento em hospitais é preocupação de indocumentados com a nova lei - 26/05/2023
Natureza em casa: quando o jardim se une à piscina
MAR/2016 – pág. 48
Em diferentes regiões do país seja na praia ou nas cidades, jardins com piscina reforçam nossa identidade tropical e incorporam outras referências. Em comum, a idéia do lazer absoluto junto à natureza. Vamos nos preparar para o verão que vem chegando, criando um espaço gostoso de conviver em nossas casas.
Harmonizar o paisagismo com o espaço da piscina não proporciona somente um visual diferenciado, mas também conforto, privacidade, sombras para o descanso e perfumes agradáveis para desfrutar bons momentos. No entanto, é preciso saber escolher as espécies para que não se tornem um inconveniente. Uma das recomendações é que as plantas não atrapalhem a circulação e garantam a incidência de sol na medida certa. Assim, pergolados, caramanchões ou mesmo árvores estrategicamente posicionadas são sempre usados nesses ambientes. A dica é abusar de palmeiras e coqueiros. Eles oferecem um sombreado agradável, não desprendem folhas com frequência, e as que ficam secas podem ser facilmente identificadas e removidas. Outra preocupação deve ser em relação à manutenção; afinal, muitas folhas na água dão a sensação de sujeira e pouco cuidado, para evitá-las, utilize plantas perenes, que tenham folhagens duradouras ou permanentes, porque suas folhas secam e ficam presas no caule. Arbustos com flores, como gardênias ou hibiscos, oferecem cores e alegria ao lazer. Outra planta tropical perene é a Bromélia, que podemos encontrar em diversas cores e sensíveis ou não ao sol direto.Entre as herbáceas, as helicônias, a ave-do-paraíso (Strelitzia) ou a orquídea-bambu (Arundina) que não soltam folhas ou flores e fazem belo efeito em um maciço compacto de folhagens.
A incidência de insetos e a privacidade dos usuários também são fatores a considerar. Todo jardim tem insetos, porém é possível evitá-los abrindo mão de espécies que exalem cheiros, flores que atraiam abelhas e pássaros, e de algumas plantas frutíferas. A privacidade é conseguida com o uso de uma cerca viva. O jardim ao redor da piscina deve trazer ao observador, beleza, tranquilidade e relax, pois é seu momento de desfrutar de um lazer no seu tempo livre. Até a próxima!
Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net