Segundo comunicado na Nasa, após cancelamento do lançamento de seu foguete lunar, na manhã da segunda-feira, todas a apostas estarão voltadas para a próxima sexta – segunda tentativa. O adiamento da missão frustrou a expectativa de pessoas que aguardavam o evento
Da Redação – Depois da tentativa fracassada do primeiro vôo da Nasa de seu foguete lunar do “Sistema de Lançamento Espacial” na manhã de segunda-feira, do “Centro Espacial Kennedy”, o voo foi marcado para a próxima sexta-feira. Vazamento de combustível forçaram a agência espacial a cancelar o lançamento, deixando centenas expectadores da Flórida frustrados.
A missão “Artemis I” teve o lançamento cancelado por volta das 8h40 da segunda-feira, adiando o espetáculo seria visto enquanto era preparada a gigantesca estrutura do foguete de 98 metros de altura. “Equipes continuarão a coletar dados e manteremos vocês informados sobre o horário da próxima tentativa de lançamento”, escreveu a Nasa no Twitter.
Lembrando que a jornada da Orion durará 42 dias enquanto viaja para a Lua, dá uma volta em torno dela e retorna à Terra – viajando um total de 2,1 milhões de quilômetros. A cápsula cairá no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, em 10 de outubro.
Embora a lista de passageiros não inclua humanos, ela tem passageiros: três manequins e um brinquedo de pelúcia Snoopy.
A tripulação a bordo do Artemis I pode parecer um pouco incomum, mas cada uma serve a um propósito. Snoopy servirá como indicador de gravidade zero – o que significa que ele começará a flutuar dentro da cápsula assim que atingir o ambiente espacial.
Os manequins, chamados “Comandante Moonkin Campos”, “Helga” e “Zohar”, medirão a radiação do espaço profundo que as futuras tripulações poderão experimentar e testar um novo traje e tecnologia de blindagem.
Um experimento de biologia carregando sementes, algas, fungos e leveduras foi colocado dentro da Orion para medir como a vida reage a essa radiação também.
Câmeras dentro e fora da Orion compartilharão imagens e vídeos durante toda a missão, incluindo visualizações ao vivo do experimento Callisto, que capturará imagens do Comandante Moonikin Campos sentado no assento do comandante.