O governo dos EUA anunciou na segunda-feira (30), restrições ainda mais duras aos requerentes de asilo na fronteira com o México, enquanto tenta mostrar aos eleitores que está sendo austero com a segurança da fronteira
Da Redação – Já estão valendo as novas regras que proíbem as autoridades de conceder asilo a imigrantes quando a fronteira está sobrecarregada, cerca de onze mil pessoas aguardam oportunidade de entrar no país na divisa com o México. O governo dos EUA anunciou na segunda-feira (30), restrições ainda mais duras aos requerentes de asilo entre os EUA e o México, enquanto tenta mostrar aos eleitores que está sendo duro com a segurança da fronteira.
De acordo com as regras anteriores, os EUA poderiam restringir os asilos quando o número de imigrantes que tentavam chegar ao país por meio de passagens fronteiriças atingisse 2.500 por dia. Os números teriam que ser em média inferiores a 1.500 por dia durante uma semana para que as restrições fossem suspensas.
Mas a versão anunciada na segunda-feira (30), afirma que os números diários terão de ser em média, inferiores a 1.500 durante quase um mês para que as restrições sejam levantadas. E, além disso, o governo dos EUA incluirá agora todas as crianças nesse número, quando no anterior incluía apenas crianças imigrantes do México.
Um funcionário do governo dos EUA disse que um período mais longo era necessário para garantir que o declínio no número de imigrantes fosse sustentável e não passageiro. O funcionário falou sob condição de anonimato, pois não estava autorizado a discutir o assunto publicamente.
Grupos de defesa dos imigrantes já tinham criticado as restrições anunciadas em junho, denunciando que violavam as proteções dadas às pessoas que fogem da perseguição.
O governo dos EUA tem alardeado as suas restrições de asilo, dizendo que levaram a um declínio no número de imigrantes que chegam à fronteira sul. O “Departamento de Segurança Interna” enfatizou que desde que as mudanças foram anunciadas em junho, o número diário de pessoas detectadas pela Patrulha de Fronteira entre pontos de passagem legais diminuiu mais de 50%.
No comunicado anunciando as novas medidas, o Departamento de Segurança Interna instou o Congresso a tomar mais medidas para resolver o problema da imigração.
A questão da segurança das fronteiras e da imigração não autorizada é um ponto fraco da administração Biden e da vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à presidência.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance