O que fazer e como se proceder, caso você seja aquele viajante que tem medo de voar e não gosta de voos longos. O “Nossa Gente” traz dicas imprescindíveis para fazer uma viagem tranquila, evitando ficar apavorado na aeronave
Da Redação – Qual assento você deve escolher no avião se o voo for longo ou você tiver medo de voar? Segundo especialistas, cada tipo de viajante possui um setor ideal para viajar. Qual setor é melhor se você faz escalas, viaja com bebês ou sofre de ansiedade de voar, entre outros?
Dependendo do tipo de viagem, a conveniência do setor para escolher no avião varia. Viajar sozinho de avião não é a mesma sensação que viajar acompanhado. Não é o mesmo que fazer escala ou voar direto e, evidente, outra experiência totalmente diferente é voar com um bebê.
Seja qual for o destino, estes tipos de viajantes têm um assento de avião ideal cuja escolha não está relacionada com o preço, mas sim com a experiência de viagem que se procura e necessita.
Nessa linha, o “Traveller” – especialista em viagens – , apresenta uma lista com conselhos práticos na hora de escolher um assento de avião. Vale ressaltar que, em alguns casos, a escolha tem um custo extra, por isso o aspecto monetário deverá ser considerado antes de tomar uma decisão.
A diferenciação neste caso não é feita por custo ou classe, mas sim por setor, uma vez que existem algumas áreas do avião que são mais convenientes para um determinado tipo de passageiro. Além disso, é uma boa estratégia para poder ter maior conforto e aproveitamento do voo, longe daquelas coisas que podem causar desconforto durante a viagem. Ainda mais se forem realizadas viagens de mais de dez horas.
Os assentos localizados na janela e também os próximos às saídas de emergência são os melhores, para passageiros que desejam dormir durante os voos. A vantagem do primeiro grupo é que não interrompe a passagem em direção ao corredor, evitando possíveis solicitações de outros passageiros. E, no segundo, há mais espaço para as pernas. Portanto, para dormir no avião, os assentos na janela são os melhores.
As desvantagens daqueles localizados próximos às saídas de emergência são que exigem maior atenção em caso de acidentes e não possuem telas multimídia com séries, músicas e filmes que os aviões de longo voo oferecem. Um assento a evitar para este grupo são os localizados nas últimas filas da classe econômica, pois não podem reclinar e ficam próximos às cozinhas e banheiros, por isso o fluxo de pessoas é muito maior.
Um dos principais problemas para alguns viajantes são as escalas apertadas entre os voos. Nestes casos, o tempo é crucial, pelo que a rápida descida do primeiro avião pode ser decisiva para chegar ao segundo a tempo. Nesse sentido, os especialistas aconselham ficar próximo à parte frontal da cabine ou tentar reservar um assento no corredor.
Com medo de voar?
Pode acontecer de um passageiro sentir ansiedade ou até medo de embarcar em um avião, mesmo sendo considerado o meio de transporte mais seguro do mundo. Nestes casos, especialistas apontam que se sentar na parte central do avião, na altura das asas, pode ser uma solução prática para proporcionar tranquilidade. Eles também recomendam assentos voltados para o corredor.
Segundo dizem, há uma maior sensação de estabilidade nas curvas, pois é onde está localizado o ponto de equilíbrio de quase todas as aeronaves. Por sua vez, aconselham procurar lugares próximos do serviço de bordo para poder ver o pessoal a trabalhar e tê-los por perto em caso de necessidade. “É reconfortante vê-los como se nada estivesse acontecendo durante a turbulência”, explica Paul Tizzard, treinador de aerofobia da “LoveFly.”
Para os pais que viajam com bebês, os especialistas apontam que as primeiras filas, logo atrás da divisão entre negócios e economia ou economia e turismo, são as melhores. A razão está escondida atrás do espaço extra na frente, ideal para prender um berço e ter espaço extra para manobrar para qualquer necessidade durante o voo.
Caso estes assentos não estejam disponíveis – são muito solicitados por outros turistas devido ao espaço extra para as pernas –, é aconselhável procurar assentos na janela, seja para transportar o bebê nos braços ou para colocar um assento especial para eles, o que pode geralmente só são enganchados no lado da janela.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance