Lula toma posse em Brasília e fala de desigualdade social, do combate à fome

Luiz Inácio Lula da Silva toma posse em Brasília e faz discurso enfatizando o combate à fome. Foto/Divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou posse neste domingo em Brasília, com a presença de um público estimado em 40 mil pessoas. Fez um discurso contundente, falando da desigualdade social no país

Da Redação – A cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aconteceu neste domingo, em Brasília, em sessão no Congresso Nacional, por volta das 15 horas (horário do Brasil), também empossado o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Aos 77 anos, Lula volta à presidência, enfatizando em seu discurso a desigualdade social no país, e que irá governar para todos – “o Brasil é um só, não poderá existir dois ‘brasis’, jamais”, reforçou.

O presidente, que esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, lembrou a fome no país, das dificuldades de milhões de brasileiros com alimentação, saúde e educação. Ressaltou que as pessoas pobres terão uma atenção especial, e que “todos estarão no orçamento.”


______continua após a publicidade_______

seguro


Deixou evidente que a aliança entre políticos de diferentes espectros se consolidou para enfrentar o fascismo. Declarou, ainda, que não pretende travar uma “revanche”.

Contrariando a orientação da segurança, Lula desfilou na Esplanada dos Ministérios em carro aberto e interagiu com o público. A faixa presidencial foi passada ao presidente eleito por uma mulher negra e catadora cooperativista. É a primeira vez na história do Brasil que o fato ocorre.

Também representou o povo brasileiro um menino negro, um homem com deficiência, um metalúrgico, um professor, uma cozinheira, um artesão ativista. Estava no cortejo o cacique Raoni Metuktire, autoridade indígena na luta dos direitos  dos povos originários e da defesa da Amazônia – eles subiram a rampa com Lula.

No Palácio do Planalto, Lula foi cumprimentado por vários chefes de estados em um coquetel. Paralela à posse, aconteceram shows com vários artistas.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie