Longa espera de brasileiros para obter visto americano; período de até nove meses

Filas imensas e expectativa de brasileiros na porta de entrada do Consulado Americano em São Paulo

Não tem sido nada fácil para o turista brasileiro que pretende viajar para os EUA e que depende da renovação ou obtenção do visto. O período de espera é de até nove meses, com longas filas em frente ao consulado americano. Devido aos protocolos de saúde, essa retomada tem sido lenta

Da Redação

Para o turista brasileiro, executivos e missionários que precisam da renovação do visto de entrada nos EUA tem sido um período extremamente difícil. A espera por vaga para ir ao Consulado americano pode durar até nove meses, o que gera irritação e adiamentos de viagens. Desde a reabertura das fronteiras dos EUA para os brasileiros provocou uma explosão nos pedidos de visto, sobrecarregando funcionários consulares que não conseguem atender a demanda.


______continua após a publicidade_______

seguro


No Consulado do Rio de Janeiro, por exemplo, as filas voltaram – e parecem intermináveis. A emissão de visto estava suspensa desde meados de março de 2020 e foi retomada no fim do ano passado, no dia 8 de novembro para turistas. Mas por causa dos protocolos de saúde que exigem distanciamento e também por causa da demanda represada, essa retomada tem sido lenta.

Portanto, a recomendação é que primeiro obtenha o visto – renovação ou solicitação –, antes de comprar a passagem. Segundo o governo americano, em São Paulo o tempo de espera para tirar o visto de turista chega a 294 dias, mais de nove meses. Em Brasília a espera é de 248 dias, mais de oito meses. Em Porto Alegre, 227 dias, sete meses e meio. No Rio de Janeiro, 183 dias, cerca de seis meses.

O chefe do setor de Vistos do Consulado americano em São Paulo, Robin Busse, diz quais providências estão sendo tomadas. “Estamos bem cientes que temos uma fila de espera muito longa. Estamos trabalhando diligentemente neste assunto o dia todo. E sempre que pudermos, estamos adicionando outras vagas quando pudermos, para fazermos tantas entrevistas quanto possível”, explica.

As vagas são abertas diariamente, por isso é preciso ficar de olho no site do Consulado para tentar antecipar a data agendada. No caso da renovação de visto o tempo de espera cai para três meses. Para estudantes e para quem vai aos EUA a trabalho não há demora. Em casos de urgência, também é possível pedir o visto de emergência.

A “Associação Brasileira de Agências de Viagens” tem aconselhado os clientes a só fecharem pacotes com o passaporte em dia. “Mesmo depois da entrevista pode acontecer algum problema, então os cuidados básicos são: permanecer atento para poder tentar antecipar e não fazer a compra antes de ter o visto efetivamente na mão”, afirma Edmilson Romão, da Associação Brasileira de Agências de Viagens.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie