Invasão de ovnis causa controvérsias e EUA fecham espaço aéreo por segurança

Com a aparição de objetos voadores não identificados os EUA reforçam o monitoramento do espaço aéreo

Os casos, que se tornaram púbicos, fizeram com que os EUA fechassem no domingo (12), temporariamente o espaço aéreo sobre o Lago Michigan, no norte do país, por motivo de “defesa nacional”

Da Redação – As atenções do mundo – incluindo ufólogos – seguem atentos com a aparição e destruição de quatro óvnis – objetos voadores não identificados –, em espaço aéreo dos EUA, Canadá e China, no fim de semana. Tudo acontece após um balão chinês ter sido abatido em território americano, tido como espionagem, o que deixou as autoridades da Casa Branca em alerta.

Na sexta-feira (10), os EUA abateram um objeto voador na costa do Alasca, norte do país, segundo autoridades, que tinha um formado metalizado, do tamanho de um carro pequeno. No sábado (11), abateram outro ovni na costa oeste do Canadá. No domingo (12), a China disse ter encontrado um ovni em sua costa leste. Ainda ontem, o Exército dos EUA derrubou outro ovni, desta vez sobre o lago Huron, perto da fronteira com o Canadá.


______continua após a publicidade_______

seguro


Os casos, que se tornaram púbicos, fizeram com que os EUA fechassem no domingo (12), temporariamente o espaço aéreo sobre o Lago Michigan, no norte do país, por motivo de “defesa nacional.”

O incidente com o balão chinês ocorrido no dia 4 – que o governo dos EUA chamou de balão de vigilância –, deu início a uma crise diplomática entre os dois países e levou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a cancelar uma viagem planejada para Pequim.

Autoridades de segurança nacional dos EUA dizem acreditar que os objetos voadores derrubados eram balões. De acordo com o senador Chuck Schumer, líder da maioria no Senado, os objetos abatidos na sexta e no sábado eram muito menores do que o balão chinês.

Reação do Canadá

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse no sábado (11) que, sob sua ordem, um caça dos EUA abateu um “objeto não identificado” que voava alto sobre o Yukon, agindo um dia depois de os EUA terem tomado uma ação semelhante no Alasca.

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, a organização conjunta EUA-Canadá que fornece defesa compartilhada do espaço aéreo das duas nações, detectou o objeto voando em alta altitude na noite de sexta-feira sobre o Alasca, disseram autoridades dos EUA. Ele cruzou o espaço aéreo canadense no sábado.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie