Dia de intensa movimentação e ostensivo esquema de segurança nesta quarta-feira (1º) em Brasília com a posse de deputados e senadores. Também haverá votação para escolha dos presidentes das respectivas Casas
Da Redação – Em Brasília (DF), deputados e senadores tomam posse nesta quarta-feira (1º) em sessões solenes, quando também acontece a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado se reúnem às 10 horas, no “Plenário Ulysses Guimarães”, e às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
No Senado, os 81 parlamentares estarão reunidos, oportunidade em que os 27 senadores eleitos em outubro passado tomam posse às 15h, no Plenário da Casa. Em seguida, acontece a eleição do novo presidente da casa, marcada para às 16h. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031.
Entre os empossados, cinco foram reeleitos e quatro ocupam cargos de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A votação é secreta nas duas Casas – para escolha dos respectivos presidentes – o que gera clima de total expectativa entre os parlamentares.
Jornalistas de vários países estão em Brasília para acompanhar a posse dos parlamentares, lembrando que um forte esquema de segurança foi montado na Praça dos Três Poderes para garantir a segurança de deputados e senadores.