17 imigrantes foram encontrados em caminhão “clonado” da “Lowe’s” no Texas, em condições subumanas. Os indocumentados mal conseguiam se mover em um espaço apertado e sem ventilação. Homens e mulheres foram socorridos
Da Redação – O alerta para veículos suspeitos atravessando áreas consideradas como rotas para entrada ilegal de imigrantes nos EUA têm sido fiscalizadas com total rigor pelos agentes da Patrulha de Fronteira. Na sexta-feira (30), 17 imigrantes foram encontrados em caminhão “clonado” da “Lowe’s” no Texas. Em condições subumanas, os indocumentados mal conseguiam se mover em um espaço apertado e sem ventilação.
O “Departamento de Segurança Pública do Texas (DPS)” desmantelou a operação ilegal, que envolvia um caminhão especialmente modificado para se parecer com um veículo comercial, mas equipado com compartimentos ocultos para o contrabando de pessoas. Foi uma ação precisa, que salvou a vida dos confinados, oriundos da Guatemala, Honduras e Venezuela.
A interceptação do caminhão foi feita por um dos patrulheiros do “DPS”, quando o motorista, Megel Patterson, de 28 anos, de Jackson, Mississippi, teve seus documentos fiscalizados e o veículo vistoriado, identificando os imigrantes. Homens e mulheres, segundo os agentes, foram levados para um centro de imigrantes, para os devidos cuidados.
Segundo o tenente Christopher Olivarez, que liderou a operação, o caminhão possuía um compartimento oculto na área de carga que não tinha ventilação adequada. Durante a inspeção, o patrulheiro encontrou 13 homens e quatro mulheres dentro do espaço apertado e sem circulação de ar.
Felizmente, não houve mortes relatadas, embora vários indivíduos tenham recebido tratamento para desidratação. “Posso afirmar com certeza que o patrulheiro evitou um evento de contrabando com várias vítimas”, disse Olivarez. Ele destacou a importância da intervenção, notando o alto risco envolvido em tais operações.
O motorista enfrenta acusações de contrabando de pessoas resultando em lesões corporais graves. Esse incidente destaca uma tendência preocupante, já que os veículos clonados estão se tornando cada vez mais comuns em operações de contrabando. Em 12 de agosto de 2024, um caso semelhante envolvendo um caminhão disfarçado de Safelite também foi reportado.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance