Homeopatia para Animais

voltar

JUN/13 – pág. 63 e 64

1110homeopatiaA Homeopatia é ótima alternativa para o tratamento de vários problemas que acometem os animais. O tratamento homeopático consiste no uso de substâncias que provem do reino animal, vegetal e mineral, que diluídos e dinamizados serão indicados pelos Homeopatas Veterinários com a finalidade de tratar o organismo do animal como um todo.

A Homeopatia está fundamentada na “Lei de Semelhantes”, em que o semelhante é curado com o semelhante. Ou seja, se um animal apresenta coriza, espirros, lacrimejamento, pode ser curado por Allium Cepa, remédio preparado com a cebola que, quando manipulada por um indivíduo cortando a cebola para a preparação de um alimento, apresenta os mesmos sintomas que o animal enfermo apresenta. Há 200 anos, esta foi a forma pela qual a Homeopatia foi descoberta, estudada e experimentada pelo médico e químico Samuel Hahnemann.

Na visão da homeopatia, não existem “doenças” e sim “doentes”. O tratamento não é direcionado apenas ao órgão enfermo, mas essencialmente ao equilíbrio do corpo como um todo. É por esta razão que muitas vezes o paciente, ao ser tratado, melhora do sintoma principal e de vários outros que nem sequer havia sido mencionado ao doutor.

Na consulta homeopática, o dono do animal deve fazer um minucioso relato sobre o problema de seu animal, bem como sua maneira de ser. Sintomas como medo, ciúmes, desejo de companhia, desejo de atenção e carinho, mudança de comportamento, agressividade, preferências alimentares, reações a mudanças de tempo etc. são informações importantes para a escolha do medicamento homeopático a ser receitado.

Por exemplo: chegam ao consultório dois cães sofrendo de diarreia. No entanto, observa-se que um deles sente muita sede e prefere isolar-se em um cantinho. Já o outro cachorro rejeita água e busca incessantemente por companhia. Os dois cães, apesar de ambos apresentarem diarreia, necessitam de medicamentos específicos e diferentes.

Quando procurar um Veterinário Homeopata?
O ideal é iniciar o tratamento desde a fase de filhote, pois, desta forma, a homeopatia atuará de forma preventiva, estimulando o sistema imunológico, aumentando as defesas e a resistência frente a uma série de enfermidades.

O que pode ser tratado pela homeopatia?
mulher-medicando-o-gato-11758A Homeopatia pode tratar as enfermidades em geral, como alergias, otites de repetição, problemas de displasias coxofemorais, artrites, parvoviroses, cinomose, gastroenterites e vários outros problemas. Problemas comportamentais também respondem muito bem à homeopatia. Por exemplo, um cãozinho, geralmente dócil, alegre e afetivo, que, de repente, torna-se agressivo, não aceita carinho e não quer que ninguém se aproxime dele. Tudo leva a crer que algo aconteceu desequilibrando sua força vital e causando a mudança de comportamento. Caso não seja tratado, o corpo pode se reequilibrar por si mesmo ou, com o passar do tempo, apresentar sintomas físicos como consequência.

A Homeopatia pode ser utilizada nos tratamento das doenças em geral, porém não podemos esquecer que ainda existem muitas doenças consideradas incuráveis, para as quais, infelizmente, ainda não se tem cura, como certos tipos de câncer. No entanto, a homeopatia tem a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do animal para que o ciclo natural da vida possa finalizar-se de forma natural e menos sofrida.

Nos casos em que a cirurgia está indicada, como fraturas, a homeopatia pode ser utilizada como coadjuvante para auxiliar na cicatrização e recuperação da cirurgia. Deve sempre prevalecer o bom senso na escolha do melhor tratamento a ser utilizado para cada caso.

A Homeopatia pode ser utilizada nos diversos animais, pois não apresenta toxicidade, efeitos colaterais, e os princípios básicos são os mesmos – para gatos, cães, peixes, aves, cavalos…

Como dar o remédio homeopático?

A administração é bastante simples. Os remédios homeopáticos apresentam-se sob forma líquida (gotas) e glóbulos, colocados diretamente na boca do animal ou na água. Em geral, são muito bem aceitos pelos animais. Sua absorção é feita através da mucosa da boca, não sendo necessário empurrar o remédio na garganta como é feita com os remédios alopáticos.

O tratamento Homeopático é sempre lento?

Este é um conceito errado que se tem da homeopatia. Devemos lembrar que, muitas vezes, problemas crônicos são levados ao homeopata, ou seja, são alterações que o animal já vem apresentando há certo tempo. Nesses casos, o organismo precisa de tempo para se reequilibrar e voltar a seu estado de saúde. Em casos agudos, o tratamento homeopático atua prontamente e, em muitos casos, é capaz de promover a cura rapidamente.

Onde comprar os medicamentos homeopáticos?

Os remédios utilizados para o tratamentos dos animais são os mesmos que de uso humano. Nos EUA, podem ser encontrados em consultórios de médicos homeopatas, em lojas que vendem produtos na área natural, ou on-line.

Para tratar seu animal de estimação, considere um bom veterinário que tenha especialização em homeopatia. Nos EUA, essa especialidade médica não é tão comum como no Brasil, porém existem alguns que, com alegria, poderão ajudar o seu animalzinho no tratamento e na prevenção de enfermidades.

Fotos: Divulgação

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606