Indocumentados desembarcaram na Flórida, apresentando exaustão. Estão sob custódia da Patrulha da Fronteira – no grupo de 43 pessoas, seis foram levados a um hospital para avaliação. Guarda Costeira já repatriou 308 imigrantes este ano
Da Redação – Segundo informações da Patrulha da Fronteira de Miami, um grupo de 43 imigrantes cubanos chegou à madrugada desta terça-feira (17) em Florida Keys, em um barco precário de madeira pintado de azul e branco, com o nome “Zorro” na lateral e na traseira trazia a palavra “Havana” em letras brancas. Apresentando exaustão, alegaram que na ilha, em Havana, faltam alimentos e água potável, gerando protestos da população.
Os indocumentados desembarcaram na praia de Sombrero, em Maratona, relata Andrew Scharnweber, agente-chefe interino da Patrulha de Fronteira para o setor de Miami. O policial explicou que as 43 pessoas, incluindo crianças, foram colocadas sob custódia da Patrulha da Fronteira. Seis dos imigrantes foram levados a um hospital para avaliação.
As autoridades norte-americanas alertam os imigrantes para evitarem saltar ao mar para tentarem chegar à costa da Flórida e colocarem as suas vidas em risco – orientam e recomendam o uso de meios legais. Implementaram liberdade condicional humanitária em 2023 para evitar que pessoas de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela entrassem ilegalmente nos EUA.
A Guarda Costeira americana já repatriou 26 imigrantes de Cuba após os interceptar perto de Florida Keys, em maio passado. O Tenente Comandante Tanner Stiehl, do 7º Distrito da Guarda Costeira, disse na ocasião que “repetidas tentativas ilegais de imigrar para os Estados Unidos estão sujeitas a processo, além de inelegibilidade para vias de imigração legal”.
Até o momento, a Guarda Costeira repatriou 308 imigrantes, iniciado em 1º de outubro de 2023, segundo dados de fevereiro passado.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance