Grande Mudança no Mercado Imobiliário

voltar

MAI/12 – pág. 40

O Mercado imobiliário ainda não se estabilizou por completo, e grandes mudanças estão ocorrendo.

Na área de Orlando, Kissimmee e outras cidades ao redor, estamos vendo o inventário de casas disponíveis para compra diminuir cada vez mais. Os preços continuam subindo pouco a pouco, mas ainda continuam muito baixos. Os juros estão baixíssimos, permitindo futuros compradores a adquirirem um imóvel muito mais caro e maior do que antes.

Percebendo essas mudanças, pouco inventário e maiores preços, os futuros compradores, de residências primárias, casas de férias, segunda casa e investimento, estão correndo desesperadamente para conseguir uma fatia desse “bolo”. A concorrência está séria, empurrando alguns compradores para fora da competição.

Essa situação me lembra do boom que houve há algum tempo, de quando uma casa era listada e, em questão de horas ou poucos dias, já tinha pelo menos 5 ofertas. Recentemente, estamos notando a mesma situação, depois de uma oferta, o dono da casa já tem várias para poder escolher a seu favor. Portanto, o mercado imobiliário está mais para o lado dos vendedores do que dos compradores. Muitas pessoas se confundem e quando ligam a TV e escutam que o mercado ainda não está bem, as vendas paradas, etc. não percebem que esses dados pertencem à nação em geral. A alta concorrência pelos imóveis não está em todas as áreas.

Eu fui mostrar uma casa esta semana. Os donos da casa marcaram das 17 às 19h com os futuros compradores que queriam conhecer o imóvel. Nós estávamos marcados para 18h. Quando chegamos, havia uns 20 carros esperando. Era uma fila, cada realtor com seus clientes para conhecer a casa. Naquela noite mesmo, os donos da casa escolheram a oferta que queriam para vender o seu imóvel.

Neste último trimestre, 33% das vendas foram para compradores pagando à vista. Essa é a melhor oferta nos olhos do dono do imóvel, pois não tem nenhuma contingência financeira e a transação se efetua em poucos dias. Mas isso não quer dizer que porque as pessoas estão pagando à vista podem oferecer um precinho lá embaixo, pois eles estão concorrendo com outros que estão pagando à vista. Além disso, se o preço for muito baixo, os donos do imóvel escolhem a melhor oferta e esperam um pouco mais para a venda final do imóvel. O tempo de colocar ofertas muito baixas já passou. Agora, elas não possuem a menor chance.

Estou notando que algumas casas foram listadas por um preço e, logo em seguida, ele sobe.

Muitos futuros compradores, frustrados por estarem perdendo imóveis por causa de múltiplas ofertas, estão pagando um pouco mais do que a casa vale, que é o caso daqueles que estão pagando à vista, ou daqueles que possuem um pouco de dinheiro para dar boa entrada e financiar o resto. Mesmo que o valor da casa seja menor, eles podem pagar um pouco a mais.

Desejo que vocês encontrem o seu imóvel. E digo para que não se frustrem e desistam por causa da concorrência do mercado. Batalhe e encontre a casa que você poderá chamar de sua. Valerá a pena!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net