Furacão Milton volta à categoria 5; moradores da Flórida fogem pelas estradas

Autoridades pedem para pessoas em áreas com ordem de evacuação que saia o mais rápido possível, devido ao risco de morte. O furacão Milton pode ser um dos piores a atingir a Flórida em 100 anos, tendo regressado à categoria 5

Da Redação  – Considerado pelo presidente Joe Biden na terça-feira (8) como “devastador”, o furacão Milton pode ser um dos piores a atingir a Flórida em 100 anos, tendo regressado à categoria 5, segundo alerta de meteorologistas. O pedido das autoridades é para que qualquer pessoa em uma área com ordem de evacuação deva fazer o mais rápido possível, com risco de morte, caso insista em permanecer no local. O fenômeno que avança em direção da Flórida assusta os moradores fogem aterrorizados da costa oeste, onde se espera que a tempestade desencadeie a sua fúria nesta quarta-feira (9).

O “Centro Nacional de Furacões (NHC)” informa que o furacão Milton começou a ganhar intensidade novamente no início da tarde da terça-feira (8), e seus ventos máximos aumentaram para 160 mph (260 km/h) com rajadas mais fortes. Alerta para que a população se prepare para o ataque do feroz do furacão que poderá causar uma tempestade de 10 a 15 pés de altura e deva atingir o estado na noite desta quarta-feira.


______continua após a publicidade_______

seguro


“Esta é uma situação de risco de vida. As pessoas que estão em áreas por onde o Milton vai passar devem tomar todas as medidas necessárias para proteger vidas e propriedades contra o aumento da água e a possibilidade de outras condições perigosas. Siga imediatamente as instruções de evacuação e outras instruções das autoridades locais”, alertou o comunicado do “NHC”.

O presidente Joe Biden, também alertou as pessoas a evacuarem imediatamente, alertando que “é uma questão de vida ou morte”. Biden chamou Milton de furacão potencialmente “devastador. O pedido do presidente surge um dia depois de a prefeita de Tampa, Jane Castor, ter emitido um forte aviso às pessoas que não fugiram das áreas sob ordens de evacuação. “Posso dizer isso sem qualquer dramatização: se você decidir ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer”, enfatizou a prefeita.

Enquanto Milton continuava a avançar em direção à Flórida, um alerta de tempestade tropical foi emitido para os condados de Miami-Dade, Broward, Monroe e Palm Beach e as autoridades alertaram aqueles que estavam no caminho do furacão que o tempo estava se esgotando para tomar medidas de proteção de emergência.

O “Serviço Meteorológico Nacional de Miami” alertou sobre a possibilidade de ventos com força de tempestade tropical. Todo o sul da Flórida está agora sob alerta de tempestade tropical até quinta-feira (10) às 8h. Isso significa que rajadas de vento com força de tempestade tropical entre 39-74 mph podem ser sentidas em toda a região.

A medida inclui as áreas metropolitanas de Miami, Fort Lauderdale, West Palm Beach e Florida Keys. Os alertas de furacões e tempestades estavam em vigor no sudoeste do estado. O aviso foi emitido num momento em que os moradores lutavam contra o tempo para finalizar os preparativos para se protegerem do Milton, considerado o quinto furacão mais intenso já registrado no Atlântico.

Áreas da costa leste do estado também estavam sob alerta de furacão e tempestade. O “NHC” alertou que o aumento provocaria inundações significativas na área da Baía de Tampa, onde foram ordenadas evacuações obrigatórias.

“O tempo está se esgotando”

DeSantis disse na terça-feira (8) que “o tempo está se esgotando” para as pessoas na rota de Milton.  “Não há garantias de como estará o tempo a partir da manhã de quarta-feira. Portanto, use hoje como seu dia para finalizar e executar o plano que protegerá você e sua família”, disse o governador  em entrevista coletiva no “Centro de Operações de Emergência em Tallahassee”. Ele destacou que “basicamente, quase toda a península da Flórida está sob algum tipo de aviso ou alerta” para furacão, tempestade ou tempestade.

“Devemos estar preparados para um grande impacto na costa oeste”, complementou DeSantis, antecipando que Milton causará muitos danos materiais. E embora seja possível algum enfraquecimento antes do desembarque, esperamos que Milton seja uma tempestade forte e extremamente perigosa quando atingir o oeste da Flórida amanhã – quarta-feira (9) –, à noite ou na manhã de quinta-feira”, ressaltou o governador.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie