
O furacão Milton enfraqueceu para categoria 4 nesta terça-feira (8), à medida que avança em direção à costa oeste da Flórida, onde deverá atingir a costa na quarta-feira (9). “Centro Nacional de Furacões dos EUA” alerta para devidos cuidados
Da Redação – Segundo informou o “Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC)”, o furacão Milton enfraqueceu para categoria 4 nesta terça-feira (8), à medida que avança em direção à costa oeste da Flórida, onde deverá atingir a costa na quarta-feira. “Espera-se que Milton continue sendo um furacão extremamente perigoso até atingir a Flórida”, alertou o comunicado do “NHC”, especificando que a tempestade já sustentou ventos de 250 km/h.
Antes de chegar à Flórida, Milton passou perto da Península de Yucatán, no México, na noite de segunda-feira (7), causando fortes chuvas, ventos fortes e ondas, mas sem relatos de grandes danos. Os trabalhadores taparam portas e janelas com tábuas, enquanto os pescadores arrastavam os barcos para terra. Há apenas dez dias, o furacão Helene causou pelo menos 230 mortes no sul dos EUA.
As autoridades da Flórida ordenaram novas evacuações na mesma região que ainda se recupera do desastre coletiva de imprensa, dirigida especificamente às populações da área metropolitana de Tampa – cerca de três milhões de habitantes, no Golfo, do México.
O “NHC” alertou também que o furacão pode causar uma forte tempestade na costa oeste da Flórida a partir da noite desta terça-feira (8). Em Tampa, o nível da água pode subir entre 2,4 e 3,6 metros acima do nível do solo, informam meteorologistas do “NHC.”
O governador Ron DeSantis, ampliou para 51 – de um total de 67 -, o número de condados em situação de emergência no estado – o terceiro mais populoso do país. “É um furacão feroz”, destacou DeSantis. “Por favor, fiquem preparados agora se você estiver em alguma das zonas de perigo”, disse ele.
DeSantis conversou com o presidente Joe Biden sobre os preparativos, disse a Casa Branca, que anunciou que seu governo estava preparando “recursos para salvar vidas”. A vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris criticou o governador republicano por “fazer jogos políticos”.
Helene atingiu a costa da Flórida como um furacão de categoria 4 em 26 de setembro e deixou um rastro de destruição para o interior, até as Montanhas Apalaches, trazendo chuvas torrenciais e inundações. Com pelo menos 230 mortes, tornou-se o desastre natural mais mortal a atingir o país desde o furacão Katrina em 2005.
“Precisamos limpar o máximo possível de detritos” causados por Helene porque isso cria um “risco de segurança e aumentará os danos que Milton pode causar”, disse DeSantis. Os socorristas continuam a trabalhar para encontrar sobreviventes e levar energia e água potável às comunidades montanhosas isoladas pela tempestade.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance