Furacão atinge categoria 4 ao se aproximar da costa oeste; Flórida em alerta

Ondas gigantescas, impulsionadas pelo furacão, podem ser vistas em áreas de risco em praias da Flórida

Segundo o boletim divulgado às 5h da manha desta quarta-feira pelo “Centro Nacional de Furacões (NHC)”, ao se aproximar da costa oeste da Flórida, o furacão Ian se fortaleceu na categoria 4. População em alerta

Da Redação – Ao se aproximar da costa oeste da Flórida, na manhã desta quarta-feira, o furacão Ian se fortaleceu na categoria 4, segundo anunciou o “Centro Nacional de Furacões (NHC)”, intensificando as ondas do mar com ventos intensos e tempestade. O alerta coloca a população em estado absoluto de atenção, pois são esperadas inundações – a ondem é para que todos se mantenham em espaços seguros.

Segundo o boletim divulgado às 5h da manha desta quarta pelo “NHC”, o sistema manteve ventos máximos de 140 km/h e estava localizado a 75 milhas a oeste-sudoeste de Nápoles e 175 milhas ao sul-sudoeste de Punta Gorda, Flórida. O furacão estava se movendo norte-nordeste – às 4 da manhã já se registravam fortes rajadas de ventos.   


______continua após a publicidade_______

seguro


Prevê-se que o olho de Ian chegue ao solo da Flórida nesta quarta-feira de manhã e depois se mova sobre o centro da Flórida entre esta noite e quinta-feira de manhã. Sairia da costa leste da Flórida para o Oceano Atlântico na tarde de quinta-feira. O furacão enfraqueceria um pouco antes de atingir a terra firme.

O sul da Flórida, que inclui Florida Keys, Miami-Dade, Broward e Palm Beach, está fora do cone da pista que segue, incluindo partes do oeste, centro e norte da Flórida. No entanto, os efeitos do forte furacão são sentidos em quase todo o estado.

Segundo meteorologistas, grandes partes da Flórida, principalmente no oeste, podem experimentar intensas tempestades, chuvas fortes, ventos com força de tempestade tropical, grandes ondas e até alguns tornados.

De acordo com o “NHC”, o centro e o nordeste da Flórida devem receber de 12 a 18 polegadas de chuva, com um máximo local de 24 polegadas; enquanto as Chaves e o Sul da Flórida receberiam entre 6 e 8 polegadas, com um máximo de 12 polegadas.

No leste da Geórgia e na costa da Carolina do Sul, 4 a 8 polegadas de chuva podem ser despejadas, com totais isolados de até 12 polegadas. Alguns tornados são possíveis nesta quarta-feira, no centro e no sul da Flórida. Além disso, espera-se que a combinação de maré de tempestade e maré cause inundações em áreas normalmente secas próximas à costa. 



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie