
Furacão Ian arrancou o telhado de quarto de hospital na Flórida, mobilizando médicos e enfermeiros no socorro aos pacientes. A água invadiu a UTI, obrigando a equipe a evacuar os pacientes
Da Redação – Com a intensidade do furacão Ian, a água invadiu o quarto de emergência do “Hospital HCA Florida Fawcett”, em Port Charlotte, inundando vários setores, também arrancando parte do teto da unidade de terapia intensiva, segundo relatos da Dra. Birgit Bodine. Ela passou a noite da quarta-feira no hospital, prevendo que a tempestade poderia causar grandes problemas, “mas não esperávamos que ela explodisse no teto do quarto”, disse.
A água invadiu a UTI na quarta-feira, obrigando a equipe a evacuar os pacientes mais instruídos do centro, alguns deles em ventiladores, para outras áreas. Trabalhadores distribuíram toalhas e recipientes de plástico para tentar conter o caos repentino. Os danos, segundo funcionários, foram devastadores.
A Dra. Bodine disse em entrevista que planeja passar a noite desta quinta-feira no hospital, alegando que as chuvas de meteoros podem piorar a situação. “Vamos fazer uma avaliação em todos os pacientes e também abrir espaço para os novos pacientes que têm chegando ao hospital. No momento, não sabemos onde colocá-los. Estamos operando com o dobro ou o triplo de nossa capacidade.”
Apesar das enchentes, a médica reforçou que os pacientes têm sido compreensivos, diante da imprevisibilidade do furacão. “Para nós, por mais aterrorizante que tudo seja, estamos confiantes, embora exaustos, mas gratificados em poder dar a devida assistência aos nossos pacientes. Os pacientes têm sido compreensíveis em momento tão delicado”, enfatizou.