Flórida comemora 500 anos com vasta programação cultural

Flórida comemora 500 anos com vasta programação cultural

A Flórida deu início a uma robusta programação, com mais de 200 eventos culturais, para comemorar este ano o quinto centenário da chegada à Flórida do explorador espanhol Juan Ponce de León e celebrar assim a diversidade cultural desse estado do sul dos Estados Unidos, informa a Agência de noticias EFE.

Trata-se de uma “celebração que não apenas lembra a chegada de Ponce de León ao território, mas reafirma o valor de todos os que contribuíram com a história da Flórida, a ser o que é hoje em dia”, explicou hoje à Agência Efe Chris Cate, diretor de comunicação da iniciativa estatal “Viva Flórida 500”.

A Flórida, explicou, se uniu para celebrar o fato histórico, que aconteceu no início de abril de 1513 – não se sabe o dia ao certo – e significou o começo da colonização e exploração espanhola no norte do continente americano e o início da história moderna dos Estados Unidos.

De fato, disse, “Viva Flórida 500” conta com o apoio de mais de 14 mil organizações associadas ao projeto e envolvidas nos atos comemorativos que terão lugar em cada um dos 67 condados da Flórida, tanto em pequenas vilas como em metrópoles.

No final, foi “a diversidade cultural que marcou as pessoas desse estado desde então, sua influência, o que estamos lembrando e celebrando”, acrescentou Cate ao mencionar alguns dos objetivos do movimento, ligado ao Departamento de Estado da Flórida.

Com respaldo dos meios acadêmico, público e empresarial, pretende-se “promover os 500 anos da história da Flórida, de sua gente, os lugares e as conquistas culturais” que fizeram da península um “marco” no suceder da nação americano.

“É sobretudo uma oportunidade para falar da longa história da Flórida, de sua herança cultural tão diversificada, aumentar o turismo e atrair negócios ao estado”, disse à Efe Rachel Porter, coordenadora de programas do Departamento de Estado da Flórida.