Falta de água potável deixa 150 mil em situação crítica; Biden declara emergência

Bomba de tratamento de água é danificada e mais de 150 mil moradores estão em situação de calamidade

O presidente Joe Biden declarou emergência no Mississippi e ordenou o envio de ajuda federal à população que passa por dias de dificuldades pela falta de água potável

Da Redação – Uma terça-feira de caos para os mais de 150.000 moradores de Jackson, capital do Mississippi, que ficaram sem acesso à água potável depois que uma bomba de tratamento de água foi danificada após dias de fortes chuvas. O presidente Joe Biden declarou emergência no Mississippi e ordenou o envio de ajuda federal à população que passa por dias de dificuldades pela falta de água.

No entanto, consertar todo o sistema de água de Jackson custaria cerca de US$ 200 milhões, explicou o prefeito da cidade, o democrata Chokwe Antar Lumumba. Esse valor são mais que o dobro dos US$ 75 milhões que foram destinados à cidade para reparar seu sistema de água na lei de infraestrutura que o Congresso aprovou no ano passado.


______continua após a publicidade_______

seguro


O governador do Mississippi, Tate Reeves, republicano, declarou estado de emergência por falta de água potável, e os reservistas da Guarda Nacional do estado fazem o possível para distribuir água engarrafada em Jackson.

 O sistema de água potável de Jackson está em crise há anos devido à falta de recursos para reformar sua infraestrutura, mas a situação se agravou neste mês com chuvas torrenciais que caíram na cidade e em outras cidades do centro do estado.

A Casa Branca informou que a ordem de Biden implica que o “Departamento de Segurança Interna” e a “Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA)” coordenem toda a ajuda federal com o objetivo de identificar, mobilizar e fornecer materiais e recursos necessários para aliviar o impacto do emergência em Jackson .

As chuvas causaram o aumento do nível do Rio das Pérolas e falhas em uma das duas estações de tratamento de água da cidade, que distribui grande parte da água potável para a população.

O governador do Mississippi, o estado mais pobre do país, está tentando contratar uma empresa que possa consertar a estação de tratamento de água, disse ele em entrevista coletiva na noite da segunda-feira.

Devido à falta de água potável, os moradores de Jackson não podem usar água da torneira para beber, cozinhar ou escovar os dentes. As autoridades não forneceram informações sobre quando os moradores de Jackson terão acesso à água potável novamente.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie