Evolução e Tendências: Três websites que merecem a sua atenção

voltar

ABR/12 – pág.  30

Não há dúvida de que o que chamamos de “social marketing” assumiu um papel importante no quesito “estratégias de marketing on-line”.   Desde o sucesso do “My Space” anos atrás e das tecnologias cada vez mais avançadas, se viu uma verdadeira explosão e popularidade de muitos desses sites de mídia social. e popularidade.  Em consequência, também surgiu, principalmente nos últimos dois anos, muita duvida no que se refere por onde começar, por onde seguir, com qual ficar, em qual mídia social dedicar mais o meu tempo, etc.

Existem dezenas de sites de redes sociais e a cada dia aparece mais. Mas o interessante é que sempre entre alguns desses mais novos, aparece uma ou outra estrela. Foi assim com o You Tube, o Facebook, o Twitter e mais recentemente com o LinkedIn. Nesse artigo, dedico algumas linhas para mencionar algumas dessas possíveis novas “vedetes” do mundo digital e que você poderia acompanhar de perto.

1)Google + – Algumas pessoas consideram o Google + apenas mais uma boa ideia do Google para não perder muito espaço em relação ao Facebook.  Eu inclusive devo admitir que ainda não tenho (ou não temos) um perfil no Google +, mas eu gosto do formato e versatilidade do site e em breve teremos nossa presença ali. O diferencial que vejo: uma plataforma que tem o “brand” Google por trás, a nova ideia de construir “círculos” de amigos, e o fato do possível beneficio no quesito “search” e/ou otimização, já que Google ainda é e ainda vai ser por muito tempo ainda, o chefão das buscas online. O Google + fechou o ano de 2011 com mais de 65 milhões de usuários.

2)Pinterest – Com mais de 10 milhões de usuários ativos ate o final de 2011, o Pinterest está crescendo muito rápido em popularidade e pelo fato do “diferencial”.  Em uma descrição breve, quando você se cadastra, a você é dado um “pinboard” (uma espécie de quadro de avisos) para adicionar itens visuais como fotos, gráficos e vídeos, se permitindo comentários. O diferencial aqui é o fato das pessoas responderem mais rápido a “itens visuais do que apenas a palavras”.  Dito isso, talvez você associe a palavra “You Tube”.  Não tem nada haver. Apenas vou recomendar você visitar o website!

3)StumbleUpon – Apesar de um “tropeço” no crescimento inicialmente, o StumbleUpon cresceu muito em popularidade em 2011 e fechou o ano de 2011 com mais de 20 milhões de usuários. O sucesso deve-se pelo fato de uma nova tendência de marketing, de se oferecer conteúdo valioso para o usuário (“content” marketing ou “communication” marketing) e pela supervalorização desse fator por parte das ferramentas de busca online – diga-se Google, Yahoo e Bing). O StumbleUpon é um site social que permite aos usuários compartilhar sites interessantes e conteúdo úteis aos usuários. Uma “mídia social” diferente e super valiosa principalmente no que se refere a gerar mais trafico para o seu website.  O ponto talvez negativo, para alguns, é o fato de um usuário ter que ser ativo para poder colher os benefícios a partir deste site.

Termino por reafirmar que a tecnologia avança a passos agigantados e que muitas vezes muitos de nos não conseguimos acompanhar essa evolução, seja na área de marketing e negócios ou ate mesmo na área de entretenimento e pessoal.  Mas o certo e que no quesito empresarial, a melhor pedida é não tentar fazer tudo sozinho, e sim compartilhar, com outros profissionais, algumas tarefas em que você não domina.

Lindenberg Jr.
Jornalista, consultor 
de marketing e produtor 
de eventos
www.kisuccess.com