Especialistas preveem menos furacões em 2026 por causa do El Niño

Especialistas preveem menos furacões em 2026 por causa do El Niño

A temporada de furacões de 2026 no Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro, pode ser mais fraca do que a média histórica, segundo projeções divulgadas por especialistas da Colorado State University.

De acordo com o relatório mais recente, a previsão é de 13 tempestades nomeadas, sendo cerca de 6 furacões e apenas 2 de grande intensidade (categoria 3 ou superior). Esses números ficam ligeiramente abaixo da média histórica, que gira em torno de 14 tempestades, 7 furacões e 3 grandes furacões por temporada  .

O principal fator para essa projeção mais tranquila é o possível desenvolvimento do fenômeno climático conhecido como El Niño, que tende a dificultar a formação e o fortalecimento de furacões. Isso acontece porque o El Niño aumenta o chamado cisalhamento do vento, que desorganiza as tempestades antes que elas ganhem força  .


______continua após a publicidade_______

seguro


Outro ponto relevante é a temperatura do oceano. Enquanto o Atlântico oeste está mais quente, favorecendo o desenvolvimento de sistemas tropicais, regiões do Atlântico leste apresentam temperaturas mais baixas, o que ajuda a equilibrar e até reduzir a atividade geral.

Mesmo com uma previsão mais branda, especialistas fazem um alerta importante:

Uma única tempestade forte pode causar grandes impactos, independentemente do número total previsto para a temporada  .

Para a Flórida, por exemplo, a probabilidade estimada é de cerca de 43% de um furacão passar próximo ao estado e aproximadamente 21% de um furacão de grande intensidade, números considerados moderados  .

Além disso, os meteorologistas reforçam que essas previsões são iniciais e podem mudar ao longo dos próximos meses. Novas atualizações devem ser divulgadas entre junho e agosto de 2026, período que antecede o pico da temporada, normalmente entre agosto e outubro  .

Mesmo com a expectativa de uma temporada mais fraca, a recomendação segue a mesma: preparação continua sendo essencial, especialmente para quem vive em regiões costeiras como a Flórida.

Autor

  • Thiago Acquaviva

    Profissional com 15 anos de experiência em web design, design digital, gráfico, social media e marketing. Formado em Sistemas de Informação e pós graduado em Comunicação e Mídias Digitais.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie