
Com a escassez de professores para escolas da Flórida Central, com alta de aluguéis, o conselho escolar cogita a possibilidade de construir casas acessíveis para educadores – em terrenos de propriedade do distrito
Da Redação – A escassez de professores nos distritos escolares da Flórida Central tem sido um problema para as autoridades de educação, pois o problema vem aumentando a cada ano, prejudicando o sistema de ensino. A principal causa seria a falta de moradias – com a alta dos aluguéis –, inviabilizando a locomoção desses educadores. Cogita-se, inclusive, a construção de moradias, nas proximidades das escolas, para facilitar a vida dos futuros candidatos.
Os professores da Flórida ganham em média 51.000 dólares por ano, por isso o dinheiro é escasso, especialmente na economia atual. Com a moradia cada vez mais cara, e também com a alta da gasolina, tornar-se inviável para os educadores a locomoção para áreas distantes de suas residências.
Diante do impasse, a organização “Forough Hosseini”, fundadora da “Homes Bring Hope”, está trabalhando para mudar isso. Sugere a construção de moradias para professores, nas proximidades das escolas, reduzindo gastos com gasolina e demais locomoção. Seriam casas mais acessíveis, o que poderia ser uma solução de imediato.
O condado de Volusia, por exemplo, possui quatro lotes ao longo da Avenida principal, onde poderia ser construídas casas para beneficiar professores da rede de ensino. Alguns distritos locais estão à procura de formas para ajudar o pequeno grupo de candidatos, que acabam desistindo das aulas, pela falta de residência acessível para viver.
“Moradia acessível é certamente algo que queremos usar como ferramenta de recrutamento de professores. Esta é uma oportunidade de aquisição de casa própria para nossos funcionários, por isso estamos entusiasmados com a possibilidade”, disse um representante da “Forough Hosseini”.
O distrito de Volusia diz que nada está finalizado e que a proposta será provavelmente apresentada em futuras reuniões do conselho escolar. “Os professores realmente têm toda a ambição de conseguir uma casa, então um programa como este seria ótimo,” concluiu.