
Dados da “Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA” alertam para o aumento da entrada clandestina de ovos pela fronteira dos EUA, diante da escassez e alta do produto no país. Houve 5.572 interceptações de ovos
Da Redação – Diante dos estragos que a gripe aviária continua a causar no fornecimento de ovos dos EUA, cada vez mais escasso e com preços abusivos, dados da “Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP)” surpreendem e apontam para um acontecimento inusitado: entrada ilegal de ovos pela fronteira. O alerta é de que houve significativamente mais produtos de ovos apreendidos nas fronteiras do que o número de apreensões do poderoso opioide sintético fentanil até agora, no ano fiscal de 2025.
Informa a “Alfândega e Patrulha de Fronteira” que o aumento nas interceptações de ovos ocorre enquanto o país continua a lutar contra um surto de gripe aviária que devastou a indústria avícola e causou um aumento nos preços dos ovos e escassez em algumas lojas.
Houve 5.572 interceptações de produtos de ovos até agora neste ano fiscal, mostram os dados – ocorreu quase 16.000 dessas interceptações em todo o ano fiscal de 2024. Em fevereiro, o escritório de campo da agência em San Diego relatou um aumento de 158% nas interceptações de ovos desde o ano fiscal de 2024.
De acordo com os dados do “CBP”, houve 413 eventos de apreensão de drogas envolvendo fentanil no ano fiscal de 2025, com dezembro, janeiro e fevereiro tendo menos apreensões de fentanil do que nos meses do ano anterior.
A CBP disse ainda que a maioria das interceptações de produtos de ovos que ocorreram foram porque as pessoas não sabiam que não podiam trazer esses produtos através da fronteira. “Viajantes são proibidos de trazer ovos frescos, frango cru ou aves vivas para os Estados Unidos do México”, observa a agência.
Autoridades alertam que trazer esses produtos, embora possam ser mais baratos para indivíduos, trazem riscos potenciais à saúde e podem piorar ainda mais os problemas.
Estatísticas do “Departamento de Agricultura dos EUA, Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal”, mostram um surto devastador de gripe aviária que afetou milhões de aves domésticas no país, contribuindo para o aumento dos preços de ovos e aves, disse o escritório da CBP em San Diego.
Este surto de gripe aviária em andamento, o pior já registrado, serve como um lembrete do papel que os comportamentos humanos, como o transporte de aves e produtos aviários podem desempenhar na transmissão de doenças. Itens como gaiolas de pássaros sujas ou caixas de ovos usadas podem espalhar o vírus, orienta os serviços de saúde.
O “Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Planetária do USDA”, disse que a maioria dos ovos e produtos de ovos não podem ser trazidos para os EUA de países afetados por certas doenças aviárias, incluindo a gripe aviária altamente patogênica, também conhecida como gripe aviária, e a doença de Newcastle virulenta. Os status dos países para essas doenças podem ser encontrados online.
Existem inúmeras restrições que impedem os viajantes de trazer ovos frescos e outros produtos para os EUA do Canadá ou México. As únicas exceções para isso são se os produtos forem embalados e rotulados comercialmente, itens alimentícios totalmente prontos e estáveis na prateleira que não foram abertos, ou se forem ovos cozidos ou produtos de ovos inspecionados por agentes.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance