Engenheiros dos Estados Unidos capacitam brasileiros

Engenheiros dos Estados Unidos capacitam brasileiros

Americanos conduziram curso sobre métodos de simulação do escoamento de água pluvial na sede da Agência Nacional de Águas

Divulgação/Agência Nacional de Águas
Divulgação/Agência Nacional de Águas

Os especialistas Jang Pak e James Doan, do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace, na sigla em inglês), conduziram um curso sobre Modelagem Hidrológica com HEC-HMS na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) entre 6 e 10 de outubro.

O objetivo da capacitação foi oferecer conhecimentos práticos de métodos de simulação do escoamento de água pluvial. Especialistas da ANA e instituições parceiras, como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estiveram no curso. O software HEC-HMS foi concebido pelo Usace para simular os processos hidrológicos completos de bacias hidrográficas.

Este evento faz parte da série de cursos que acontecem no âmbito do contrato entre ANA e Usace. O Programa de Capacitação Técnica busca orientar especialistas da Agência para que a instituição possa desempenhar adequadamente suas atribuições, mais especificamente as relacionadas à prevenção de impactos de eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas. O curso também é voltado para outras instituições brasileiras que lidam com a temática de recursos hídricos.

O Programa também tem o objetivo de aprimorar a atuação da ANA em supervisão da operação de reservatórios; coordenação da Rede Hidrometeorológica Nacional e regulação do uso da água nos seguintes temas: planos de controles de cheias; operação de reservatórios de usos múltiplos e de controles de cheias; aspectos regulatórios; planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Fonte: Agência Nacional de Águas