Emissão de vistos americanos dispara no Brasil

Emissão de vistos americanos dispara no Brasil

Segundo reportagemda Folha o drama na hora de tirar o visto de turismo para os EUA, com prazos que chegavam a três meses de espera para a concessão do documento, ficou no passado. As mudanças adotadas pelas autoridades norte-americanas no país em abril deste ano ajudaram a agilizar o processo, tornando-o mais rápido e simples.

Em março, o tempo de espera para agendar uma entrevista no Consulado de São Paulo era de 35 dias. Após a modificação, o prazo foi reduzido para apenas dois dias em média.

A maior agilidade foi possível, principalmente, após a criação de dois postos do Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) na cidade –um na Vila Mariana, região sul, e outro no Alto de Pinheiros, região oeste. Os centros ajudaram a descentralizar o processo do consulado, antes responsável por todas as etapas.

Apesar do inconveniente de ter de ir a duas representações norte-americanas, em dois dias diferentes, os interessados conseguem hoje receber o visto cerca de uma semana após ter dado entrada no pedido.

Os resultados da mudança já podem ser medidos em números: de janeiro a setembro foram concedidos 801.273 vistos para brasileiros no país, dos quais 411.830 foram processados em São Paulo. Os números representam um aumento de 16% no Brasil em relação ao mesmo período de 2011.

O crescimento no número de concessões emitidas também ajudou o Brasil a ultrapassar a China na quantidade de vistos de turismo e esquentou o debate sobre a inclusão dos brasileiros no programa de dispensa do documento para a entrada nos EUA. A discussão, porém, não tem data para acabar.

ATRASO NA ENTREGA

A entrega de vistos tem atrasado em todo o país depois que a Justiça Federal determinou que a empresa de logística DHL suspendesse seu serviço de entrega do documento. Ainda não há prazo para a normalização.

Como pedir o visto americano

1. Formulário
Preenchimento é feito no site ceac.state.gov/genniv

2. Taxa
Única, no valor de US$ 160. Pagamento pode ser feito pelo site do agendamento ou por telefone

3. Agendamento
No site brazil.usvisa-info.com ou por telefone

4. Centro de atendimento
Coleta das fotos e digitais. Leve o passaporte e a página de confirmação do DS-160

Casv Vila Mariana. Av. José Maria Whitaker, 370, região sul.

Casv Alto de Pinheiros. Av. São Gualter, 308, região oeste.

5. Entrevista
Feita no consulado. Leve passaporte e a confirmação do formulário DS-160. Renovação do visto dispensa entrevista em alguns casos

6. Entrega
Passaporte pode ser entregue em casa ou ser retirado pessoalmente. Mais informações:brazil.usvisa-info.com