Donald Trump é o novo presidente dos EUA; volta à Casa Branca após quatro anos

Com 279 delegados conquistados até a publicação desta matéria – a apuração de votos ainda continua –, Donald Trump venceu as eleições e volta à Casa Branca após quatro anos. Superando a democrata Kamala Harris, considerou “vitória histórica”

Da Redação – Com 276 delegados conquistados, até o momento desta publicação, Donald Trump recupera a presidência dos EUA, superando a democrata Kamala Harris, em eleição que dividiu profundamente a nação após quatro anos de controle democrata na Casa Branca. Os eleitores do sexo masculino e aqueles sem diploma universitário nas zonas rurais da América, segundo analistas políticos, alimentaram o ressurgimento do antigo e futuro presidente – um regresso considerado pelos republicanos como notável, depois da derrota para Joe Biden em 2020.

A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta (6) após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 279 delegados, consolidando a sua vitória sobre sua concorrente, a democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. Sua vitória repercutiu no mundo, e líderes mundiais o parabenizaram.  


______continua após a publicidade_______

seguro


Trump chegou a sua festa de vitória, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, cercado por familiares e amigos. Vencedor em 2016, o magnata perdeu as eleições de 2020 para Joe Biden volta à Casa Branca após quatro anos, consolidando-se como expressão da direita norte-americana – o vice-presidente é JD Vance.

Com projetos alinhados ao longo da campanha, o novo governo prometeu aprofundar o corte de impostos, reduzir a inflação, recuperar a indústria americana e adotar políticas duras contra produtos chineses. A campanha também foi marcada por promessas de realizar a maior deportação de estrangeiros da história, o que deixa indocumentados no país preocupados.

Trump conseguiu ir além da sua base de apoio tradicional, conquistando homens latinos e alguns eleitores com formação universitária que anteriormente apoiavam o presidente Joe Biden. O candidato republicano garantiu a vitória, com vitórias definitivas na Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Nevada e Arizona a seu favor.

Festa em West Palm Beach

Trump dirigiu-se aos apoiadores em uma festa eleitoral em West Palm Beach na manhã desta quarta-feira (6), falando para uma multidão enérgica, ele vangloriou-se de que a sua aparente vitória foi “uma vitória política como o nosso país nunca viu antes. Isto será para sempre lembrado como o dia em que o povo americano retomou o controle do seu país”, disse ele.

A extensão do poder do presidente eleito dependerá, em parte, de o seu Partido Republicano ganhar o controle de ambas as casas do Congresso. Os republicanos recuperaram a maioria no Senado, mas o controle da Câmara não foi determinado. Independentemente do resultado no Capitólio, Trump regressará à Sala Oval munido de novas proteções, após o Supremo Tribunal ter decidido no início deste ano que as ações de um presidente são na maioria imunes a processos criminais.

Trump é o único criminoso condenado a conquistar a presidência e ainda enfrentará uma audiência de sentença nas próximas semanas em um tribunal de Nova York, depois de ser considerado culpado por um júri em 34 acusações de falsificação de registros comerciais para encobrir um possível escândalo antes do julgamento.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie

Posted In: