
Os estúdios também afirmam que a empresa de IA sediada em São Francisco ignorou seus pedidos para interromper a violação de seus trabalhos protegidos por direitos autorais. Personagem como Darth Vader da franquia “Star Wars”, foi pirateado
Da Redação – Uma ação dupla das gigantes do entretenimento – “Disney” e a “Universal” processaram a empresa de geração de imagens por inteligência artificial, “Midjourney’, que pirateou os acervos dos dois estúdios de Hollywood para gerar e distribuir “infinitas cópias não autorizadas” de seus famosos personagens, como Darth Vader da franquia “Star Wars” e os Minions de “Meu Malvado Favorito”.
Os estúdios também afirmam que a empresa de IA sediada em São Francisco ignorou seus pedidos para interromper a violação de seus trabalhos protegidos por direitos autorais e para tomar medidas tecnológicas para interromper essa geração de imagens.
A “Midjourney” não respondeu a um pedido de comentário, mas seu CEO, David Holz, abordou o processo em uma teleconferência semanal com usuários, depois que alguém perguntou se isso colocaria em risco o futuro da pequena startup.
“Não posso discutir nenhuma questão jurídica em andamento porque o mundo não é legal assim, mas acho que a ‘Midjourney’ vai existir por muito tempo”, disse Holz. “Acho que todo mundo quer que a gente continue existindo.”
O processo contra a “Midjourney” surge em um momento em que várias outras empresas de IA buscam se infiltrar em Hollywood e na indústria de videogames, fornecendo ferramentas de IA que podem auxiliar cineastas e desenvolvedores de jogos na geração de novos vídeos, vozes sintéticas e auxílio na edição.
O caso dos estúdios se junta a um número crescente de ações judiciais movidas contra desenvolvedores de plataformas de IA em São Francisco e Nova York.
Enquanto isso, o primeiro grande julgamento de direitos autorais da indústria de IA generativa está em andamento em Londres, colocando a Getty Images contra a Stability AI, fabricante de uma ferramenta de geração de imagens que concorre com a “Midjourney.”
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance