Dicas para preparar sua casa para a venda e, assim, obter maior valor

voltar

NOV/13 – pág. 50

fortaleza-atlantico-hoteisÉ difícil acreditar que já estamos em novembro e que o mercado imobiliário continua aquecido. Normalmente, nesta época, os corretores estão tranquilos para as festas de final de ano. Neste ano, não. Continuamos ocupados como se ainda estivéssemos no verão.

Se você pensa em colocar sua casa à venda, vá em frente, o inventario está baixo, a procura continua em alta e os preços continuam subindo. Quem estava aguardando para comprar, tem uma busca bem competitiva para realizar o sonho da casa própria. Além disso, em janeiro de 2014, será mais difícil conseguir um empréstimo devido à implantação final de Dodd Frank (regras do governo).
Algumas dicas para você conseguir o melhor preço em sua casa:

  • Vamos começar pela decisão de vender seu imóvel. Eu não disse sua casa ou seu lar, e sim um imóvel, sem ligação com sua família e seu lar. Dessa forma, o primeiro passo é ter em mente que você está vendendo um objeto, impessoal.
  • Você deve guardar todas as fotos, quadros de família, troféus, artigos de coleção, para que o potencial comprador possa imaginar ele e sua própria família vivendo nesse imóvel. Guarde tudo arrumado em algum lugar (sem ter que entulhar a casa ou a garagem). Se for necessário, alugue um local para guardar suas coisas por algum tempo.
  • Seguindo esse pensamento, continue andando pela casa e vá removendo itens que não precisam ficar expostos. Isso criará espaço e dará a impressão que sua casa é maior.
  • carpet-cleaning-in-herne-hill 2.jpg.opt447x298o0,0s447x298Não acumule nada nos armários e gavetas, pois os novos compradores abrem tudo para ver se as coisas deles caberão ali. Por isso, se eles abriremarmários e gavetas e só enxergarem um monte de “bagunça”, o primeiro pensamento é que a casa não tem muito lugar para guardar o necessário e, portanto, eles terão que viver com tudo desorganizado. Ponto muito negativo. Verifique as gavetas dos banheiros e da cozinha também.
  • Se você está usando algo, guarde e somente retire-o novamente na hora do uso.
  • Aproveite também para retirar móveis úteis para você, mas grandes para a casa. Eles fazem a casa parecer menor. Ótima ideia é olhar novas construções para trazer inovações para sua casa. As novas construções são pintadas e decoradas para deixar o comprador com vontade de viver lá, imaginando-se viver naquela casa.
  • Conserte tudo o que estiver para ser consertado. O novo comprador desconta no preço tudo o que ele vê que não está “legal” na casa. A medida que ele usa é diferente da sua.
  • Se o carpete estiver sem manchas e sem rasgos, chame uma boa empresa para lavá-lo. Não compensa trocá-lo, pois este dinheiro você não recupera na venda.
  • Pinte as paredes internas se elas estiverem sujas, com pintura velha ou com cores muito vivas. As cores devem ser neutras e claras, dando a impressão que sua casa é maior.
  • Se a casa tiver vazamentos, por favor, conserte. Depois, pinte aquela área para que o novo comprador não pense que o problema ainda existe.
  • Tire a poeira, limpe os espelhos do banheiro, deixe tudo no lugar. Coloque um cheirinho gostoso (mas não enjoativo).
  • Verifique se a porta da frente abre sem problemas. Não existe nada pior do que o corretor chegar a sua casa e não conseguir abrir a porta.
  • Observe detalhes, peça e aceite conselhos do seu corretor. Seu corretor se colocará no lugar do comprador. Pergunte também a opinião de parentes e amigos sobre a casa.
  • Compare sua casa com outras que estão à venda perto da sua (casas com a mesma média de preço).

1288855.casa___passo_a_passo_pintar_paredes_ig_casa_433_3781Tudo isso parece ser muito trabalhoso, mas você precisa focar no seu objetivo: vender sua casa, conseguindo o melhor valor possível.
Até agora falamos da parte interna. E a parte externa? Ela é muito importante. Tive clientes que nem quiseram entrar para conhecer a casa, porque não gostaram da parte exterior da casa. Neste momento, os donos perderam a chance de mostrar a casa a um futuro comprador. Por isso, saia, atravesse a rua e dê uma boa olhada na casa. Sua casa é interessante? Compare-a com as casas vizinhas. A sua está mais bonita? Não, então, prepare-se para algumas mudanças. A grama deve ser aparada e trocada. Se sua casa não tem árvores, compre plantas baixas e coloque na frente dela. Se possível, compre plantas com flores bem alegres, que dão vida à casa. Se o driveway estiver sujo, contrate uma empresa para limpar ou limpe você mesmo/a.

Com todos esses detalhes resolvidos e listando a casa com o preço certo, você tem a receita de sucesso. Boa sorte e boa venda!

Desejo a todos um Feliz Thanksgiving. Que vocês tenham muito a agradecer!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net