Dicas para facilitar a vida em casa

voltar

SET/13 – pág. 57

  • 8015070206_92eb7d3e16_hAo colocar um prego, você descobre que a parede é muito fraca e corre o risco de quebrá-la. Proteja o lugar com um esparadrapo ou fita adesiva para firmar o reboco. Pode martelar sem susto.
  • Se for usar parafuso, aplicando um pedaço de sabão na ponta, torna-se mais fácil colocá-lo numa parede ou madeira mais dura.
  • É difícil martelar um prego pequeno na parede, porque quase sempre sobra martelada no dedo. Para que isso não aconteça, perfure com ele um pedaço de papelão, segurando-o, em vez do prego. Agora, pode martelar, pois seus dedos estarão a salvo.
  • Ao pintar um aposento, como nem sempre a tinta utilizada é de fabricação moderna, o cheiro custa a desaparecer. Coloque uma bacia com água e algumas rodelas de cebola. Dizem que queimar um pedacinho de casca de limão (ou de laranja) também dá excelentes resultados.
  • Se, ao lavar roupa na máquina, você exagerou na quantidade de sabão em pó, acrescente duas colheres de vinagre ou de sal na água. O excesso de espuma desaparecerá.
  • Para amolar as faquinhas do liquidificador, bata colocar algumas cascas de ovo dentro dele. As faquinhas voltarão a ficar afiadas.
  • Para amolar as lâminas do triturador da pia, coloque algumas pedras de gelo e acione.
  • As mamadeiras ficarão limpíssimas e sem qualquer odor se, antes de lavar, colocar um pouco de sal grosso com água. Agitar bem e enxaguar.

Evitando fungos e mofo

Janelas fechadas e cortinas ou persianas que não deixam entrar sol podem desenvolver algumas alergias respiratórias. Locais com refrigeração/aquecimento central é a habitação ideal para ácaros, fungos, bactérias e outros causadores dessas alergias. Quando as salas são acarpetadas, o problema se agrava. Fica muito difícil limpar o carpete 100%, pois sempre ficam resíduos de poeira.

Em relação ao ar-condicionado, não pense que ele em si seja maldição. A sugestão é instalar um equipamento no seu ar-condicionado central (na parte interna/air handler), o ultraviolet germicidal light, que pode ajudar a limpar o ar que circula dentro da casa e a eliminar mofo, fungos, bactérias e germes, com custo baixo e eficiente. É muito útil para pessoas com asma, alergias e sinusite, pois melhora a qualidade do ar. Cuidado com a limpeza do filtro e da parte externa que reveste o aparelho (compressor). Por exemplo, as fezes dos pombos representam perigo à saúde das pessoas. Quando secas, elas podem ser aspiradas para dentro do sistema e ser levadas para o ambiente refrigerado. Essas fezes têm um fungo chamado cryptococcus neoformans, que pode provocar pneumonia e meningite.

O calor do sol é o maior inimigo de fungos, ácaros e mofo. Por isso, recomenda-se que a luz do sol e o ar puro entrem em sua casa sempre que possível. De vez em quando, abra as janelas para circular o ar. Para evitar alergias respiratórias, manter a casa ou escritório livres de poeira, de mofo e de insetos mortos, pois “o pó da barata morta, por exemplo, é grande alergênico”.

Importante: Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Essas informações possuem apenas caráter educativo.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net