Dia seguinte em Brasília mostra cenário de destruição e afastamento do governador

Destruição do patrimônio público terá duras consequências, afirmam autoridades em Brasília. Foto/Divulgação

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado por 90 dias. Brasília amanheceu em completa destruição com atos criminosos e violentos

Da Redação – O dia seguinte em Brasília após ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), é um cenário de completa destruição pelos atos violentos cometidos no domingo (8), por grupos radicais. O resultado de ações criminosas e violentas é a depredação de prédios públicos, violação de obras de artes e lixo espalhados pela Praça dos Três Poderes. Com a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter a ordem, até dia 31 de janeiro, reuniões emergenciais acontecem nesta segunda-feira entre autoridades.

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado por 90 dias, alegando que houve omissão durante os ataques. A decisão foi proferida no início da madrugada desta segunda-feira (9). A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP) assume o comando do estado.


______continua após a publicidade_______

seguro


O presidente Lula, acompanhado de assessores e demais autoridades, vistoriou pessoalmente os estragos feito pelos invasores aos três poderes, denotando sua indignação e pedindo respostas imediatas para os atos criminosos. Até o momento desta publicação 400 pessoas tinham sido presas.

De acordo com o presidente do “Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)”, Cássio Rosa, os alertas em relação às manifestações foram subestimados. “O aparato de segurança colocado pelo governo do Distrito Federal não era adequado para o tamanho da manifestação. A PM local é extremamente bem treinada para lidar com multidões. Se o efetivo fosse compatível, dificilmente estaríamos tendo esse tipo de invasão”, afirmou Rosa.

Segundo o Ministro da Justiça, Flávio Dino, durante entrevista coletiva, haverá punição severa dos responsáveis pelos atos violentos cometidos no domingo. Disse que as investigações têm três focos principais: identificação em massa dos invasores, mapeamento da rede de financiamento desses grupos e a apuração de eventual conivência de agentes públicos.

Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsoraro, agora secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, foi exonerado do cargo pelo governador Ibaneis Rocha antes de ser afastado. Torres que está de férias com a família em Orlando repudiou os atos de vandalismo e lamentou o ocorrido.

Posição do EUA

Os EUA expressaram seu “apoio inabalável” às instituições democráticas do Brasil e consideraram que a violência “é sempre inaceitável”, em resposta à irrupção de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O presidente Joe Biden está acompanhando “a situação de perto” durante uma viagem a El Paso, Texas, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em sua conta no Twitter.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie