Com aprovação de amplo projeto de lei de energia nuclear, pelo governador Ron DeSantis e pelo Legislativo, está em estudo à implantação de nova usina com tecnologias nucleares “avançadas” na Flórida. Abril de 2025 serão apresentadas diretrizes
Da Redação – Uma nova usina de energia nuclear está em estudo para ser implantada na Flórida após amplo projeto de lei de energia ser aprovado pelo governador Ron DeSantis e pelo Legislativo. A “Comissão de Serviço Público” do estado agendou um workshop para cinco de setembro, momento em que começa a executar uma diretiva legislativa para apresentar um relatório até abril de 2025. Isso irá possibilitar usar tecnologias nucleares “avançadas” – inclui adicionar energia nuclear a bases militares.
A diretiva legislativa surgiu no momento em que a administração Biden também toma medidas semelhantes que poderiam reforçar projetos nucleares. A administração Biden anunciou em 29 de maio que estava formando um grupo de trabalho para “entregar” uma implantação eficiente e econômica de energia nuclear limpa e confiável e garantir que os aprendizados se traduzam em economias de custos para construção e implantação futuras.
A Casa Branca também disse que o Exército dos EUA divulgaria um “pedido de informação” como um passo em direção ao uso de reatores avançados para fornecer energia às bases do Exército e que a Comissão Reguladora Nuclear está trabalhando para agilizar o licenciamento de projetos nucleares.
De acordo com uma análise da “Câmara Estadual”, as usinas nucleares geram cerca de 13% da eletricidade da Flórida, com a “Florida Power & Light” operando as usinas de St. Lucie e Turkey Point. O estado não tem novas usinas nucleares desde as décadas de 1970 e 1980. Além disso, a “Duke Energy Florida” decidiu em 2013 encerrar permanentemente uma central nuclear de Crystal River que sofreu danos num edifício de contenção.
Este ano, os legisladores incluíram o estudo da energia nuclear num projeto de lei (HB 1645) que incluía questões de maior visibilidade, como a eliminação de referências na lei estadual à redução das emissões de gases com efeito de estufa e à proibição da produção de energia eólica offshore.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance