Deportação em massa nos EUA ameaça colapsar construção civil, aponta estudo

Segundo estudo da “American Immigration Coalition”, o plano de deportação em massa de indocumentados nos EUA poderá colapsar a construção civil, com efeito devastador. Ideia que Trump centrou a sua campanha contra imigrantes

Da Redação – Qual o futuro da imigração nos EUA com o plano de deportação em massa de Donald Trump?  Os trabalhadores da construção civil indocumentados serão afetados, o que teria um efeito devastador na economia do país, segundo estudo de especialistas da “American Immigration Coalition”.  

A expulsão dos mais de 11 milhões de pessoas que vivem no país sem estatuto legal é uma das ideias em que o republicano centrou a sua campanha, estigmatizando os imigrantes indocumentados como “criminosos” e garantindo que “envenenam” o país.


______continua após a publicidade_______

seguro


Além do custo milionário que implicaria para o governo e das dificuldades técnicas na realização deste trabalho, o país enfrentaria uma recessão ao perder milhões de trabalhadores, apontam especialistas. A análise indica que a implementação massiva de deportações poderia causar queda no PIB anual entre 4,2% e 6,8%, o que equivale a perdas entre 1,1 e 1,7 bilhões de dólares anuais.

Estes números superam o impacto da “Grande Recessão” de 2007-2009, quando o PIB caiu 4,3%. O impacto negativo seria especialmente grave na Flórida, Califórnia e Texas – estados que albergam quase metade dos imigrantes indocumentados do país e onde um em cada vinte residentes poderia ser deportado.

Estes estados desempenham papéis econômicos fundamentais para o país e, ao perderem uma parte significativa da sua força de trabalho, a economia local poderá enfrentar um grande revés.

A indústria da construção, que emprega milhões de trabalhadores em todo o país, está entre os setores mais expostos a estas perdas. Aproximadamente 14% dos trabalhadores da construção civil não têm documentos, o que representa mais de um milhão de pessoas em todo o país, segundo um estudo da “Organização Defesa dos Trabalhadores”.

No Texas, o governador Greg Abbott, aliado de Trump, disse que irá colaborar com o governo federal nos planos de deportação, observando que o estado “já tem a infraestrutura instalada” para identificar, localizar e prender pessoas indocumentadas.

Expulsar todos esses trabalhadores “devastaria” a indústria, disse a “American Immigration Coalition”. “Se o Estado decidir colaborar, estaria dando um tiro no próprio pé. Faria com que os projetos desacelerassem e os preços subissem.”

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie