Convidado do “Bem, Amigos!”, Abel Braga faz balanço da primeira fase do Brasileirão e prevê disputa acirrada pelo título

Convidado do “Bem, Amigos!”, Abel Braga faz balanço da primeira fase do Brasileirão e prevê disputa acirrada pelo título

BemAmigosA fase do Brasileirão pré-Copa chega ao fim após nove rodadas disputadas. A competição entra em pausa nas próximas cinco semanas para a realização do Mundial no Brasil.

Apesar de ainda estar no começo, a briga nos dois extremos da tabela já começa a tomar forma. No topo, com 19 pontos, o atual campeão Cruzeiro termina a primeira fase com a vantagem de três pontos à frente dos rivais. Assim como no ano passado, o ponto forte da equipe é o ataque, que balançou as redes 18 vezes em 9 jogos disputados. Uma média de 2,0 gols por jogo, semelhante à de 2013 quando conquistou o título do Brasileirão com folga.

Na caça ao líder, quatro equipes aparecem com 16 pontos: Fluminense, Corinthians, São Paulo e Internacional. Já na zona de rebaixamento, o Flamengo aparece em penúltimo lugar na tabela de classificação com apenas sete pontos, 12 atrás do líder Cruzeiro. Depois de apenas uma vitória e quatro empates nesta primeira fase da competição, a situação se complica para quem conquistou o título carioca deste ano.  Na lanterna, está o Figueirense com quatro pontos.

Vale lembrar que o Brasileirão entra em pausa com menos de 25% dos jogos disputados, ou seja, ainda há muita bola para rolar.

No “Bem, Amigos!” desta segunda-feira, dia 2, o convidado do programa Abel Braga, técnico do Internacional, fez um balanço da competição até o momento.  Ele acredita que a disputa pelo título será acirrada e destaca quatro equipes pelo jogo coletivo: Inter, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio. Além de outros times fortes como São Paulo, Corinthians e Atlético-MG.

– Cruzeiro, Inter – quando estava com a equipe titular -, Grêmio e Fluminense, no (aspecto) coletivo. O destaque individual vem depois. Veja bem, se tivesse havido empate entre Cruzeiro e Inter os dois estariam com 17 pontos hoje, houve a nossa derrota e eles foram para 19 e nós ficamos com 16. Tenho dito uma frase para meus jogadores que escutei e caiu muito bem: “é melhor 50% de alguma coisa do que 100% de nada”. O negócio está pegado. Acho que o campeão não passa de 72 pontos esse ano – avaliou Abel Braga, que completou:

– São Paulo vai brigar, Atlético-MG, Corinthians. Vai ficar forte – prevê.

A décima rodada do Campeonato Brasileiro acontece apenas após o fim da Copa do Mundo, no dia 16 de julho. Acompanhe tudo sobre o Brasileirão pelo PFC. Além dos jogos ao vivo, o assinante tem acesso a telejornais, mesas-redondas, os melhores momentos do esporte e programas especiais como o “Bem, Amigos!”, que esquenta as noites de segunda-feira do canal, com debates e análises sobre futebol e outros esportes, sempre às 21h (de Brasília).