Contratação de Luxa é melhor para o técnico que para o Flu, diz Rizek

Contratação de Luxa é melhor para o técnico que para o Flu, diz Rizek

Apresentador do ‘Redação SporTV’ afirma que a chegada ao Tricolor é uma grande chance para o treinador voltar a ser unanimidade no Brasil

André Rizek
André Rizek

A contratação de Vanderlei Luxemburgo pelo Fluminense é uma grande oportunidade para o treinador, na opinião do comentarista e apresentador do “Redação SporTV”, André Rizek. Para o jornalista, com sua chegada às Laranjeiras, o treinador poderá recuperar espaço e voltar a ser considerado uma unanimidade no futebol brasileiro.

– Neste momento, é melhor para o Vanderlei do que para o Fluminense. Ele precisa provar que ainda é um grande treinador. Eu acho que ele ainda é um ótimo técnico, que ninguém desaprende. Mas, no mercado, muita gente se pergunta se o Luxemburgo ainda é capaz de formar um time campeão. Antes, era unanimidade. Todos os clubes queriam contratá-lo. Esta é uma grande chance para retomar o espaço que já teve um dia – disse o comentarista.

André Rizek ainda citou a qualidade dos meias e atacantes do Fluminense, como Fred, Rafael Sobis, Deco. Na sua opinião, Luxemburgo tem mais experiência em montar equipes com grande poder ofensivo do que seu antecessor, Abel Braga.

– O Fluminense tem um elenco moldado para a maneira que o Vanderlei gosta de jogar, mais até do que da maneira que o Abel gostava de jogar. Todos os times vencedores do Vanderlei jogavam para a frente, apostavam no ataque, tinha jogadores talentosos. É o caso do Fluminense. Ao contrário do Grêmio, que fez muitas contratações em cima da hora, o elenco do Flu já está montado há dois anos.

Treinador que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.

Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram as derrotas em momentos importantes que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única “conquista” foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.

O “Redação SporTV” é transmitido de segunda à sexta pelo canal PFC Internacional às 15h (de Brasília). O programa debate as notícias diárias dos principais cadernos esportivos do país, com comentaristas do canal, além de jornalistas convidados.