Consulado Itinerante – Dias 25 e 26 Agosto em Orlando

Consulado Itinerante – Dias 25 e 26 Agosto em Orlando

Local – Igreja Nova Esperança – CENTRO ASSISTENCIAL NOVA ESPERANCA
4300 Lake Margaret Dr Orlando, Fl  32812  (407) 275-6163

Para melhor atendimento e maior rapidez nos serviços buscados, todo cidadão e cidadã deverá passar pela recepção primeiro, retirar o formulário desejado e buscar as devidas orientações. As senhas para atendimento Consulares serão distribuidas somente para quem estiver com toda a documentação exigida, money order, fotografia, envelope e selo do correio (se for o caso);

Verifiquem se possuem os documentos solicitados pelo Consulado através do website: http://miami.itamaraty.gov.br

1) Todo o pagamento referente a taxas consulares deverá ser feito atravésde Money Order Comprado no Correio Americano ( USPS). Recomendamos que o (a)usuário (a) já venha munido(a) de Money Order para garantia dos serviços.

2) O Consulado e nem o Dia do Apoio ao Brasileiro recebem de forma alguma “taxas”de urgência. Todos os documentos serão processados  na ordem em que forem recebidos e os  prazos estabelecidos pelo próprio Consulado-Geral do Brazil.

3) Para Registro de Nascimento  não énecessário trazer a criança. Apenas o pai ou mãe , cidadão ou cidadã brasileiro(a) deverão comparecer ao Consulado.

4) O Consulado-Geral do Brazil não realiza Cerimônia de Casamento, apenas faz o registro de casamento para  o cidadão ou cidadã brasileiro (a) que já se casou nos EUA.

5) O Consulado-Geral doBrazil não emite Carteira de Motorista do Brasil, nem Carteira de Identidade e nem  Segunda via de Certidão de Nascimento.

6) O Consulado – Itinerante não confecciona a Carteira Consular. Este documento deverá ser  feitoem pessoa na sede do Consulado Geral em Miami.

7) Green Card não é válido como prova de identidade para nenhum documento brasileiro.

8) O Consulado-Itinerante não emite Vistos Brasileiros para estrangeiro. O atendimento é restrito para emissão de documentos para cidadãos brasileiros.
**RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE: Comprovante de quitação das obrigações eleitorais, no caso dos maiores de 18 anos e menores de 70 anos (pode ser o título de eleitor com recibo da última eleição, ou uma certidão de quitação obtida no sítio do http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral – clique no quadrado ao lado do texto “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral”;

ATENÇÃO: O CONSULADO-GERAL ESTÁ TESTANDO NOVO SISTEMA DE EMISSÃO DE DOCUMENTOS NOS CONSULADOS ITINERANTES. IMPREVISTOS E ATRASOS PODERÃO OCORRER. PEDIMOS A COMPREENSÃO DE TODOS.

Nas missões itinerantes, serão oferecidos pela equipe do Consulado os serviços de registro de nascimento, registro de casamento, legalização de documentos, procurações, CPF, inscrição / Transferência eleitoral e atestados (exceto atestado de residência para efeito de mudança para o Brasil).

Serão aceitos pedidos dos documentos a seguir, para posterior envio pelo correio, mediante apresentação de envelope “US Express Mail” com selo, número de rastreamento e endereço de retorno:

  • Atestado de Residência para efeito de mudança para o Brasil – prazo: 10 dias úteis.
  • Passaporte e documento militar – prazo 60 dias.
    Para instrução de passaporte para adulto, clique aqui, e de passaporte para menor, clique aqui.

O pagamento das taxas somente poderá ser feito com ordem de pagamento comprada em qualquer agência do correio americano “US Postal Money Order”.

Também estará disponível o serviço de assistência jurídica, prestado pelo consultor jurídico do Consulado, Dr. Joel Stewart.

Visando facilitar sua vida, o Jornal Nossa Gente publica os documentos exigidos, custo e as datas previstas. CONFIRA os valores e CONFIRME as datas no site do Consulado Geral de Miami, já que elas podem mudar.
Siga as instruções, prepare seu material antes de ir e não se esqueça de nenhum original dos documentos e cópias. Se você preparar todo material antecipadamente, os serviços serão mais rápidos:

25 e 26 de agosto:  Orlando

Igreja Nova Esperança – CENTRO ASSISTENCIAL NOVA ESPERANCA
4300 Lake Margaret Dr Orlando, Fl  32812  (407) 275-6163

18 e 19 de agosto: Pompano Beach

15 e 16 de setembro:  Pompano Beach

22 e 23 de setembro: Orlando

29 e 30 de setembro: Boca Raton

13 e 14 de outubro: Jacksonville

20 e 21 de outubro: Orlando

27 e 28 de outubro: Margate

3 e 4 de novembro: Tampa

10 e 11 de novembro:  Orlando (Igreja Nova Esperança)

17 e 18 de novembro: Fort Myers

24 e 25 de novembro: Boca Raton

15 e 16 de dezembro: Orlando

Atestado de vida: $5,00 – passaporte válido ou documento de identidade brasileiro (original e cópia) e formulário preenchido;

Autorização de retorno ao Brasil – (ARB) – passaporte anterior, carteira de identidade brasileira ou carteira de motorista brasileira com foto, carteira profissional ou certidão de nascimento acompanhado de outro documento brasileiro de identidade com foto; formulário de documento de viagem (ARB) preenchido e 01 foto recente. Caso o cidadão não tenha nenhum outro documento brasileiro, trazer o formulário de declaração testemunhal, com duas testemunhas com documentos. Gratuito. Válido por 30 dias; Para menor de idade consultar.

Registro de nascimento: GRATUITO –  (não precisa trazer a criança). Deverá ser feito por pai ou mãe brasileiros. Certidão de nascimento americana (original e cópia), carteira de identidade ou passaporte dos pais brasileiros (original e cópia) e certidão de nascimento ou passaporte dos pais brasileiros e estrangeiros (original e copia), formulário de registro de nascimento. O documento que os pais apresentarem deve constar a filiação.

Registro de casamento: $20.00, certidão de casamento – marriage license/ long form – (original e cópia), identidade brasileira ou passaporte da parte brasileira, ou certidão de nascimento expedida há menos de 6 meses, ou sentença de divórcio brasileira de casamento anterior, ou atestado de óbito do ex-cônjuge (original e cópia). Caso não seja possível provar o estado civil com os documentos citados acima (certidão de nascimento expedida há menos de seis meses, sentença de divórcio brasileira de casamento anterior ou atestado de óbito do ex-cônjuge), o noivo/a deverá apresentar declaração notarizada de duas testemunhas de que é solteiro/a. A declaração notarizada deverá estar acompanhada de cópias de documentos brasileiros válidos das duas testemunhas (original e cópia). Noivo estrangeiro: certidão de nascimento ou passaporte ou outro documento oficial válido, de preferência com os nomes dos pais, declaração notarizada de que nunca se casou com brasileiro (original e cópia);

Procuração INSS: $5.00 – carteira de identidade, CPF ou passaporte válido;

Procuração instrumento público: $20.00 – cidadãos brasileiros: original e cópia do CPF e original e cópia de um documento de identidade brasileiro válido com foto. Formulário preenchido;

Serviço militar: gratuito – os cidadãos brasileiros residentes no exterior deverão apresentar-se nas repartições consulares brasileiras para o alistamento militar no primeiro semestre do ano em que completarem 18 anos de idade. Original da certidão de nascimento brasileira ou carteira de identidade brasileira acompanhada de uma cópia comum. Passaporte brasileiro válido com cópia das páginas 1, 2 e 3. Três fotografias, tamanho 1 x 1½î (3 x 4 cm), de frente, com a cabeça descoberta e com fundo branco. Formulário de alistamento militar, devidamente preenchido e assinado. Todos os documentos deverão ser acompanhados de cópias. Se o passaporte estiver expirado, deverá solicitar renovação junto com o alistamento;

Declaração de residência: $20.00 Formulário preenchido e documento brasileiro (identidade ou passaporte válido). Resumo explicativo e legislação: consultar o website do Consulado: www.brazilmiami.org

LEGALIZAÇÕES: $20.00.

AUTENTICAÇÕES:  Documento em português: $ 5.00;  outras línguas: $ 10.00

CPF – $ 5.00
Aplicação: documento de identidade brasileiro ou passaporte válido
Regularização: documento de identidade brasileiro ou passaporte válido

Autorizações de viagem para menor: GRATUITO
• Abaixar no site www.brazilmiami.org/port o formulário e preencher em duas vias para cada criança
• 2 fotos 5 x 5 cm ou 2 x 2” recentes
• Original e uma cópia de documento brasileiro de identificação do menor, que conste nome dos pais, como carteira de identidade, passaporte válido (modelo verde); na falta destes documentos apresentar original e cópia da certidão de nascimento brasileira.
• Documento original válido com foto de quem está autorizando. Se for brasileiro deve apresentar documento brasileiro.  Se não puder comparecer pessoalmente no consulado a assinatura deverá ser reconhecida por notário público.
• Pai ou mãe estrangeiro: deverá obrigatoriamente reconhecer a assinatura por notário público.

FUNDO DE GARANTIA (FGTS)
• Formulário para solicitação de saque do FGTS devidamente preenchido;
• Procuração para consulta de saldo de FGTS (se for o caso);
• Original e cópia de documento brasileiro válido de identificação do trabalhador: carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista;
• Original e cópia de TODAS as páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
• Número de Inscrição PIS-PASEP;
• Original e cópia de extrato da conta vinculada do FGTS ou outro documento que permita a identificação da conta-vinculada envolvida – desejável.;
• Para quem está aposentado: original e cópia de documento de instituto oficial de Previdência Social que certifique a aposentadoria.

Passaporte (Posto de Coleta)* (Prazo: 60 dias)

O Consulado está exigindo o comprovante de quitação das obrigações eleitorais, no caso dos maiores de 18 anos e menores de 70 anos (pode ser o título de eleitor com recibo da última eleição, ou uma certidão de quitação obtida no sítio do http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral – clique no quadrado ao lado do texto “Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral”;

Para instrução de passaporte para adulto, clique aqui, e de passaporte para menor, clique aqui.

AUTENTICAR todas as cópias
• O passaporte será processado no próprio Consulado e o usuário deverá comprar e fornecer o envelope do Express Mail preenchido e selado para retorno do documento. O pagamento tem de ser feito com ordem de pagamento (money order) do correio oficial americano (US Postal Service).

Ç