
Uma das maiores vinícolas da Flórida, em Clermont, onde são produzidas mais de dois milhões de garrafas de vinho por ano. Desde a sua inauguração, tem atraído visitantes de várias partes da região
Da Redação – Para os degustadores e apreciadores de um bom vinho, vale uma visita ao “Lakeridge Winery & Vineyards” em Clermont – há pouco quilômetros de Orlando –, para apreciar uma das maiores vinícolas do estado da Flórida, onde são produzidas mais de dois milhões de garrafas de vinho por ano. Desde a sua inauguração em 1989, esta operação familiar tem atraído visitantes de várias partes da região, para acompanhar de perto um trabalho e excelência, e, claro, degustar o bom vinho.
Mas por trás dos tanques de aço inoxidável e do extenso vinhedo de 127 acres, existe algo muito mais pessoal: uma história enraizada no legado. Christian Slupe, enólogo de terceira geração e diretor de Operações da “Lakeridge Winery and Vineyards”, faz questão de dar todo o suporte de informações aos amantes do bom vinho.
Explica como este próspero vinhedo teve seu início humilde. “Meu avô começou em Tallahassee há cerca de 42 anos. Chamava-se Lafayette Vineyards, e foi aí que tudo começou. Mas logo percebemos que não havia a população necessária para o turismo. Então, por volta de 1988, cerca de 36 ou 37 anos atrás, encontramos este pedaço de terra em Clermont”, disse Slupe.
“Depois das grandes geadas laranjas dos anos 80, compramos esta terra, plantamos os vinhedos e construímos o prédio. Abrimos nossas portas em 1989 e estamos prosperando desde então. Tem sido incrível”, ressalta com entusiasmo.
“Lakeridge” produz cerca de 330.000 galões de vinho por ano – a maior parte feita de uvas muscadine. Cultivar uvas na Flórida não é fácil, explicou Christian Slupe. “Muita chuva pode diluir o sabor e a doçura das uvas. E ainda há pragas e doenças que prosperam na umidade. Mas as muscadines têm casca grossa – são naturalmente resistentes. Isso as torna ideais para os vinhedos da Flórida.”
Uma vez colhidas, as uvas iniciam sua transformação. Dentro da unidade de produção, enormes tanques de fermentação de aço inoxidável utilizam tecnologia de temperatura controlada para preservar os sabores naturais das uvas. E, ao contrário da maioria das vinícolas, a “Lakeridge” revela todo o processo.
“Você pode vir aqui e ver tudo de perto”, diz Slupe. “Da varanda, os hóspedes podem assistir à colheita, à prensagem e ao processamento das uvas em suco que se transforma em vinho. Não fazemos isso a portas fechadas – é uma celebração”, comemora o enólogo.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance