Scanners portáteis de microchip estão agora em vários postos de polícia e bombeiros em Titusville para reunir rapidamente animais de estimação perdidos com seus donos. Veja como funciona
Da Redação – Uma boa notícia para tutores de pets: scanners portáteis de microchip estão agora em vários postos de polícia e bombeiros em Titusville, na Flórida, para reunir rapidamente animais de estimação perdidos com seus donos. Uma iniciativa bem sucedida que poderá ser a implantada em outras cidades, a exemplo de Orlando, segundo autoridades. Basta microchipar o animal.
Portanto, segundo a gestora do programa de acolhimento de animais, Robyn Copeland, importante que os tutores façam uma parceria com setores de polícia e bombeiros em Titusville, para microchipar o pet no sistema de buscas, facilitando a identificação no caso de desaparecimento – uma nova maneira de ajudar a trazer animais de estimação de volta para casa. “Você pode tentar encontrar seu pet imediatamente”, diz Robyn.
Quando o veterinário ou mesmo os serviços de animais forem comunicados sobre o desaparecimento de um animal, imediatamente a informação será enviada a um posto de polícia ou bombeiros, que iniciarão os trabalhos para encontrar o pet perdido. Isso facilitará as buscas, antes que o animal tenha que ir para o canil ou ser rendido.
Liderado pela gestora, Robyn Copeland, a iniciativa traz esperança aos donos de pets, com o sumiço que acontece quase que diariamente em várias cidades da Flórida, deixando os abrigos lotados. São e animais de estimação perdidos estão por toda parte. “Todos os dias ouvimos falar de animais que correm pelas ruas ou ficam soltos na vizinhança”, relata Robyn.
Como funciona?
“Salvar um animal, vale a pena”, disse Daniel Ellis, tenente do “Titusville Fire”. Segundo ela, o sistema é fácil de usar. “Nós apenas ligamos, então se inicia o processo de escaneamento a partir dos dados do animal de estimação. E assim que ele emitir um sinal sonoro, o número do microchip aparecerá na tela”, disse Copeland, demonstrando como funciona.
Os bombeiros também foram treinados para usar os scanners e ajudarão quem chegar à delegacia com um animal de estimação perdido. O manual também explica o que fazer se um animal de estimação não estiver chipado. A parceria visa colocar recursos na comunidade para trazer amigos peludos de volta para suas famílias.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance